Morre o empresário e jornalista Luiz Tourinho em Porto Velho

 Faleceu na madrugada desta terça–feira (27), o empresário e jornalista Luiz Tourinho em Porto Velho. Luiz tem uma longa trajetória em Rondônia, trabalhou no jornal Alto Madeira e foi revendedor de automóveis. O seu legado chegou ao Acre, quando foi proprietário do jornal Rio Branco e da Rádio Rio Branco.

Sua atuação no sindicalismo patronal resultou na criação das federações dos setores produtivos, como FECOMÉRCIO, FIERO e FAPERON durante o governo do Cel. Jorge Teixeira. A partir de então, o sistema “S” começou a se disseminar na capital e no interior, atuando na prestação de serviço social e educacional aos trabalhadores da indústria, do comercio e da agricultura. Luiz Tourinho foi, inclusive, o primeiro presidente do SEBRAE/RO.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É com extremo pesar que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/ro recebe a notícia do falecimento do seu ex-presidente empresário Luiz Malheiros Tourinho.

A perda de Luiz Tourinho, um empresário com uma trajetória de serviços prestados à Rondônia e à Amazônia, além de representar uma dor imensa aos familiares e amigos, é também o desaparecimento de um líder que sonhou, e lutou, pela Saída para o Pacífico e a integração latino-americana, afora ter contribuído com dedicação, honestidade e comprometimento para a criação e desenvolvimento do Estado de Rondônia. Sem dúvida, Rondônia, hoje, chora a perda de um dos seus filhos mais ilustres.

Raniery Araujo Coelho

Presidente do Sistema Fecomércio/RO 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LUIZ MALHEIROS TOURINHO - COMUNICADO

A Família Tourinho comunica o falecimento de um de seus componentes, LUIZ MALHEIROS TOURINHO, fato ocorrido na madrugada desta terça-feira, no Hospital Nove de Julho nesta cidade, vítima de falência múltipla de órgãos.

Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em maio de 1935, estava com 82 anos de idade. Residia em Porto Velho há mais de 70 anos e aqui estudou, foi líder da União dos Estudantes Secundaristas do Guaporé, nas décadas de 1950/1960, um dos editores do jornal “O Estudante”, noticioso dirigido ao público jovem, iniciando aí sua ligação com o jornalismo.

Foi presidente, aos 31 anos de idade, da Associação Comercial de Rondônia e depois, integrado à defesa dos interesses dos órgãos geradores de emprego e renda, participou ativamente da criação e funcionamento da Federação das Associações Comerciais de Rondônia, coordenando vários eventos do setor e um dos fundadores, e depois presidente, da Federação do Comércio.

Advogado atuante, contador e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) atuou no Estado do Acre, onde foi vice-presidente da Associação Comercial daquele Estado, e inspirado numa série de eventos realizados com empresários e o governo acreano com relação à busca das oportunidades oferecidas pelos países andinos que têm  ligação direta com o Pacífico, foi idealizador e líder da primeira Caravana ao Pacífico, que saiu de Porto Velho na década de 1980.

Atualmente, além de atividades advocatícias, era diretor-superintendente do Jornal Alto Madeira.

 Luiz Tourinho era casado com a senhora Lígia Serrano Tourinho, quatro filhos dos quais três ainda vivos.

O velório estará sendo realizado a partir das 14 horas na Funerária Angelus, na Avenida Amazonas esquina da Rua 1, Bairro Nova Porto Velho.

Lamentamos pro undamente a morte de Luiz Tourinho, jornalista e empresário da área de comunicação do estado de Rondônia. Tourinho foi um dos pioneiros da comunicação rondonienses e fomentou a expansão do Jornal Alto Madeira,além de promover o desenvolvimento do setor produtivo. Teve atuação marcante na criação de federações como Fecomércio, Fiero e Faperon. Foi Também o primeiro presidente do Sebrae/RO e secretário de Industria e Comércio do estado durante o meu governo, na década de 1990. Enfim, empreendedor e homem de visão, Tourinho contribuiu para o desenvolvimento do estado nas áreas de comunicação, educação, comércio e Agricultura.
Neste momento de dor e de tristeza, enviamos a família nossas condolências e rogamos para que Deus o guarde em bom lugar.

Senador Valdir Raupp e deputada federal Marinha Raupp

 

Autor / Fonte: Rondoniaovivo

Comentários

Leia Também