1º Encontro Estadual de Coordenadores e Técnicos dos Cras e Creas começa nesta quarta (18)

1º Encontro Estadual de Coordenadores e Técnicos dos Cras e Creas começa nesta quarta (18)

O município de Ouro Preto do Oeste será sede do 1º Encontro Estadual de Coordenadores e Técnicos dos CRAS e CREAS que terá sua abertura solene na noite desta quarta-feira (18), no Graúna Resort Hotel e irá reunir representantes dos 52 municípios de Rondônia. Segundo informou uma das organizadora do evento a gerente regional Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEAS) jurisdição Ouro Preto do Oeste, Erica Casagrande o mote do encontro que será nos dias 18, 19 e 20 do corrente mês, é aperfeiçoar e fortalecer os trabalhadores que executam os serviços sócio assistenciais ofertados nos equipamentos municipais de Assistência Social, tendo em vista que o evento faz parte do calendário oficial da SEAS que se fará presente com a titular da pasta   Marionete Sana Assunção e equipe gestora.

Erica Casagrande pontuou que o evento é uma realização do Governo do Estado e que o município de Ouro Preto do Oeste será, o anfitrião do encontro. Haverá oficinas e palestras com renomados estudiosos em cada área a ser explicada e abertura será com o tema “Vulnerabilidade no Brasil no âmbito da Assistência Social”, um raio X da atual realidade do Brasil. 

CREAS é o Centro Especializado de Assistência Social. É uma unidade estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por objetivo prevenir ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios por meio de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo/Secom

Leia Também