Asfaltamento da BR-421 melhora escoamento da produção e movimenta economia 

Asfaltamento da BR-421 melhora escoamento da produção e movimenta economia 

Asfaltamento da BR-421 até Campo Novo será concluído em 2018

A pavimentação de 25 quilômetros da rodovia BR-421, entre Monte Negro e Campo Novo de Rondônia, sinaliza crescimento econômico que garante o progresso e a geração de emprego e renda para a região Vale do Jamari. Esse investimento do governo estadual  é de cerca de R$ 50 milhões.

A estrada antes desenhada pelos grandes morros rochosos é de responsabilidade do governo federal. As péssimas condições de trafego tirava o município de Campo Novo da rota do desenvolvimento que o governo estadual planejou para Rondônia  e vem executando nesses últimos seis anos. Diante a essa situação, o governador Confúcio Moura solicitou autorização do governo federal para asfaltar a BR-421. O projeto é realizado pelo Departamento de Estrada e Rodagens (DER).

De acordo com o prefeito de Campo Novo, Oscimar Aparecido Ferreira, o município grande produtor de leite e de rebanho bovino, e possui uma jazida de cassiterita a céu aberto. Porém, mesmo com esse potencial não tinha investidores interessados em se instalar no município por falta de uma estrada em boas condições de trafegabilidade o que os distanciavam de acompanhar  desenvolvimento econômico do estado.

As obras estão a todo vapor, sendo executada por duas empresas, Macofer  e Emec, contratadas pelo DER por meio de licitação. O projeto tem início no km 80 da BR-421 até a entrada de Campo Novo. Já foram executados 12 quilômetros de terraplanagem e  o asfaltamento de 5 quilômetros. A expectativa é que no inicio do segundo semestre de 2018 ela seja concluída e entregue a população.

Segundo o prefeito, a maioria dos empregos na cidade é predominante do garimpo, mas com a estrada pavimentada, o prefeito acredita que esse perfil de uma economia movida pelo extrativismo mineral vai mudar, pois com ela também vem o progresso e empresas como serialista, armazéns e laticínios.

Ele conta que há dois anos, antes do inicio das obras na estrada, quando chovia, o percurso até Ariquemes, que é de 158 quilômetros, durava até 12 horas, pois, além de pontos com grandes atoleiros, quando os caminhões conseguiam passar, também tinham morros altos e lisos que eles não subiam. Tudo isso encarecia os fretes e as mercadorias desestimulando a produção agrícola.

“Hoje, mesmo a estrada em obras, o cenário econômico de Campo Novo já mudou. Os benefícios que uma boa estrada traz já começaram aparecer”, avalia o prefeito.

A conclusão da pavimentação na BR-421 é comemorada pela população de Campo Novo de Rondônia. “A estrada é o progresso que tanto o povo de Campo Novo sonhou. Os nossos produtos serão escoado  e valorizados. Antes nossa produção era levada ao município de Buritis, agora pode ir também para Ariquemes e outros lugares”, comemora o morador da cidade, José Agripino soares.

O diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, ressaltou que o asfaltamento da rodovia de acesso a Campo Novo tem contexto estratégico para o desenvolvimento de Rondônia. “Temos 52 municípios, e apenas dois ainda não tem acesso pavimentado, que são: Campo Novo e Pimenteiras, e as duas obras estão em andamento, para deixar Rondônia com 100% de seus municípios com acesso asfaltado.

Autor / Fonte: Suely David / Secom

Comentários

Leia Também