Associação Comercial de Ariquemes consegue aprovação da obra do Aeroporto

Associação Comercial de Ariquemes consegue aprovação da obra do Aeroporto

 

“Melhorar a nossa malha aeroviária é oportunizar maior e melhor atendimento com vistas ao desenvolvimento socioeconômico, turístico e sustentável de Rondônia”, destacou Marinha.   O aeroporto de Ariquemes, que faz parte do Programa de Aeroportos Regionais do Governo Federal, passará por importantes transformações.

A deputada federal Marinha Raupp encaminhou as ações de delegação de execução de obras – junto à Secretaria de Aviação Civil (SAC) em Brasília para o Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) em Rondônia – que resultou na assinatura de um termo de compromisso assinado nesta segunda entre o Ministério dos Transportes e o Governo de Rondônia.

Este convênio possibilitará os recursos necessários para adequação da pista, terminal de passageiros e instrumentos do Aeroporto. Marinha parabeniza o atual presidente Francisco Hidalgo Farina (Paco) e a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA) pelo papel fundamental neste processo. “A associação comercial foi bastante assertiva ao colocar como meta as ações voltadas ao aeroporto, durante a posse do então presidente Vilas Boas, quando eu e o senador Raupp assumimos o compromisso e a parceria de trabalhar pelo Aeroporto.

Eles elaboraram o primeiro estudo de melhoramento da pista para a adequação do atual aeroporto em 2015 e se dedicaram firmemente para chegarmos até este termo de compromisso”, destacou a deputada. Ainda em 2015, quando em reunião com o senador Raupp e o prefeito Lorival Ribeiro, o ministro Eliseu Padilha assegurou a inclusão de Ariquemes no Programa de Aeroportos Regionais. No mesmo ano, a deputada e o senador conseguiram junto ao ministro que o Governo de Rondônia pudesse explorar o aeródromo, após diversas reuniões em Brasília com a participação atuante da ACIA, que se fez presente em cada etapa.

O Aeroporto de Ariquemes foi passado para o Estado de Rondônia através convênio nº 46/2015. Em 2016, as tratativas continuaram com objetivo de apresentar toda documentação e projetos necessários à SAC realizar os investimentos. Em 2017, Marinha Raupp aprovou na Comissão de Viação e Transportes visitas técnicas no aeródromo, onde a SAC confirmou a prioridade de investimentos. E para acelerar este processo, a deputada solicitou à SAC a doação dos projetos já elaborados pelo Banco do Brasil para o DER, como forma de agilizar esses investimentos.

Autor / Fonte: ASCOM

Leia Também

 
Loading...