Avião com cinco ativistas do Greenpeace cai no Rio Negro

Avião com cinco ativistas do Greenpeace cai no Rio Negro

Pessoas tentam resgatar vítimas do avião que caiu em um rio na cidade de Novo Airão, Amazonas (Edmílson da Silva/Reprodução)

Uma aeronave anfíbia modelo Cessna 208, da ONG ambiental Greenpeace, caiu por volta das 14h (hora local) no Rio Negro, no município de Novo Airão, no Amazonas, com cinco pessoas a bordo – uma delas morreu.

Todos os ocupantes são militantes do Greenpeace. A aeronave saiu de Manaus para Novo Airão e pousava em uma das ilhas do arquipélago de Anavilhanas. A assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB) não confirmou o número de passageiros nem vítimas. O Cenipa 7 em Manaus já foi enviado para o local para apurar as causas do acidente.

“Neste momento, estamos concentrando todos os nossos esforços em prestar assistência às vítimas e suas famílias e também em colaborar com os órgãos competentes que estão investigando o fato. O Greenpeace está em luto”, informou a ONG por meio de nota.

Novo Airão está localizado na região metropolitana de Manaus e tem 18 mil habitantes. Dentro do município está o Parque Nacional de Anavilhanas, considerada área federal de proteção com arquipélagos fluviais.

“A ação inicial é o começo do processo de investigação. São feitos registros fotográficos, partes da aeronave são retiradas para análise, relatos de testemunhas e documentos são colhidos”, informou a FAB. “A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.”

Aeronave regular

No registro da Anac, consta que o avião foi fabricado em 2009 e tem como proprietário o Greenpeace Brasil. A classe é apontada como “anfíbio 1 motor turbohélice” e decola com até 3,7 toneladas. A sua categoria é para serviços privados. A data de validade do certificado de aeronavegabilidade é 10 de agosto de 2021, e a inspeção anual de manutenção vale até o dia 3 de agosto de 2018.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, conforme dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) da aeronave estavam válidos, ou seja, ela estava regular e, portanto, apta a voar.

(Com Estadão Conteúdo)

Autor / Fonte: Veja

Comentários

Leia Também