Cacoal sedia 3ª edição do Concurso de Qualidade do Café em Rondônia

Cacoal sedia 3ª edição do Concurso de Qualidade do Café em Rondônia

Pelo terceiro ano consecutivo, Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, sedia o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé). O evento, que reuniu cafeicultores de 24 municípios do estado, aconteceu no Parque de Exposição da cidade na última sexta-feira (21). De acordo com o coordenador do concurso, Janderson Dalazen, este ano foram realizadas 132 inscrições.

Após os cafeicultores tomarem café da manhã, a rainha do café Larissa Campana abriu o evento apresentando aos presentes o troféu que será entregue ao vencedor do concurso. Em seguida, a cerimonialista fez uma apresentação contando a trajetória das duas primeiras edições do evento, agradecendo os patrocinadores e parceiros do concurso.

Entre os parceiros do evento está a Câmara Setorial do Café. Para o presidente Ezequias Brás da Silva Neto, mais conhecido como "Tuta Café", as inscrições e o evento em si superaram as expectativas do setor. Ele ainda destacou a evolução das edições.

“No primeiro ano que promovemos o evento foi um desafio. Tivemos que superar erros. Na segunda edição foi melhor. Os cafeicultores acreditaram ainda mais no concurso e, nesta edição, eles realmente aderiram, apresentaram amostras com uma qualidade ainda melhor. Só temos a agradecer a eles, pois sem os cafeicultores esse evento não aconteceria”, disse.

Em 2017, o Concafé recebeu a inscrição de 231 cafeicultores. Apesar do número de inscritos terem caído, com 132 inscritos, Janderson garante que a qualidade do grão melhorou.

“Aumentou muito a qualidade do nosso café. O café especial tem acima de 80 pontos. Nesta edição, nós temos 18 amostras que pontuaram acima dessa pontuação. Isso é algo inédito e mostra o diferencial de Rondônia. O potencial do nosso café robusto para qualidade apresentada esse ano”, contou Janderson.

Conforme o coordenador, o objetivo do concurso é melhorar a qualidade do café produzido pelos cafeicultores de Rondônia, o que agregará valor ao produto, bem como melhorar a imagem do café produzido no estado. As amostras inscritas foram avaliadas por provadores do Espirito Santo.

“Esse evento atrai compradores, parceiros e eleva nosso nome junto aos demais estados. Por isso organizamos com muita seriedade. As amostras são enviadas à Emater onde passa por uma avaliação física. Depois, são submetidas a uma análise sensorial da bebida, onde os provadores oficiais e credenciados provam e avaliam 10 requisitos. Com essa avaliação formamos a nota do café”, explicou o Dalazen.

Após essa etapa do concurso, os ganhadores vão para Belo Horizonte (MG), onde participarão da Semana Internacional do Café, um dos maiores eventos do grão do mundo. Em 2017, Cacoal ficou com o segundo, terceiro e quarto lugar entre os melhores cafés do Brasil. “Nossa expectativa para esse ano é sermos campeões”, espera Janderson.

Autor / Fonte: Magda Oliveira, G1 Cacoal e Zona da Mata

Comentários

Leia Também