Com perna amputada, atleta de RO perde 42kg e supera o preconceito

Com perna amputada, atleta de RO perde 42kg e supera o preconceito

Anderson Nunes perdeu 42kg com reeducação alimentar e atividades físicas (Foto: Anderson Nunes/ arquivo pessoal)

Depois de ver a vida mudar em um acidente de moto, que o fez perder parte da perna esquerda, o rondoniense Anderson Nunes decidiu superar os próprios limites e fazer da perda uma fonte de motivação para perder peso, superar a nova fase e lutar contra o próprio preconceito. 

Após o acidente, passou oito dias sentindo dores para então ter a notícia de que sua perna teria que ser amputada. Anderson conta que na época o sedentarismo era presente em sua vida. Com a alimentação desregrada, e sem a prática de exercícios físicos, os 42kg a mais eram consequência. Com a adaptação ao uso da prótese, mais alguns quilos foram adquiridos.  

Ao perceber que não poderia ficar parado e com dificuldades de locomoção pelo excesso de peso, Anderson procurou ajuda e começou uma nova vida. Caminhadas leves e reeducação alimentar encorajaram o atleta. 

No início, outra dificuldade limitava Anderson: o próprio preconceito. Com vergonha do seu peso e da prótese, ele se recusava a fazer atividades coletivas que foram propostas pelo treinador.  

- Tinha vergonha, não usava bermudas e não queria ir para as atividades em grupo, foi muito difícil, além do peso que dificultava tudo, até minha adaptação ao uso da prótese, eu não queria que as pessoas vissem que não tinha uma perna.  

A aceitação veio com a perda de peso. Quilo a quilo sendo eliminado, vendo a nova disposição como evidência, Anderson resolveu lutar contra o preconceito e buscou na musculação a libertação dos limites. 

- O esporte me libertou do preconceito que tinha comigo mesmo. Caminhadas ao redor de casa, pequenas corridas e musculação. Assim fui me aceitando e percebendo quanto tempo havia perdido com desculpas. Não posso dizer que foi fácil, mas cada dificuldade superada fez toda a diferença em minha vida, e hoje estou colhendo os frutos.  

Treinos funcionais, vôlei, caiaque, ciclismo, danças e crossfit compõe a lista de atividades do atleta, que também busca fazer a diferença para quem conhece a sua história. 

- Agora trabalho motivando as pessoas, mostrando que é possível, e que não há limitação. Faço de tudo, tenho corpo e mente ativos e busco cada dia melhorar ainda mais. Mudei de vida, de corpo, de sonhos. Sou superação, e meu maior desejo é que as pessoas encontrem seus pontos de força e façam a diferença.  

Anderson ainda ressalta que hábitos saudáveis o ajudaram muito mais que apenas na perda de peso.  

- Leveza de mente, alma e espírito. Os hábitos saudáveis e exercícios me presentearam com isso, e não é uma perna a menos que me faz diferente, mas sim minha vontade diária de dizer eu consegui.  

http://globoesporte.globo.com/ro/eu-atleta/noticia/2016/10/com-perna-amputada-atleta-de-ro-perde-42kg-e-supera-o-preconceito.html

Autor / Fonte: globoesporte.globo.com/ro/eu-atleta

Comentários

Leia Também