Coordenadoria de Unidades realiza integração escola-parque

Coordenadoria de Unidades realiza integração escola-parque

Como parte da Semana do Meio Ambiente, a Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) desenvolveu em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Nova Mamoré ações de sensibilização sobre as potencialidades do Parque Estadual Guajará-Mirim.

As ações tiveram como objetivo alcançar crianças e jovens prestes a ingressar no mercado de trabalho para estimular o empreendedorismo, provocando-os a enxergar as potencialidades com criatividade para serem desenvolvidas na área de abrangência do Parque Estadual Guajará-Mirim, distritos de Nova Dimensão, Jacinópolis e Palmeiras.

Segundo o coordenador Denison Trindade, é prioridade da Sedam colocar em prática o uso público do parque, conforme seu plano de manejo, definindo uma visitação sensorial com jovens estudantes moradores das adjacências e entorno para que conheçam o patrimônio natural e suas potencialidades. Desenvolvendo assim o sentimento de pertencimento, fazendo-os vislumbrar em um futuro próximo o desenvolvimento de atividades profissionais alternativas às atividades de extrativismo e agropecuária, atividades estas que se apresentam como ameaça à biodiversidade se não forem desenvolvidas ações de qualificação junto aos futuros adultos que ali vivem.

A aposta da engenheira florestal Celi Arruda, gestora do parque, é o ecoturismo, que para ser realidade, necessita do envolvimento e da participação da comunidade do entorno como protagonistas do processo de transformação do parque estadual em um produto turístico atrativo. Dessa forma, o Estado de Rondônia entraria no circuito de ecoturismo na Amazônia e seria capaz de atrair visitantes de diversos lugares para conhecer a natureza na região, gerando emprego e oportunidades de renda para o estado.

Autor / Fonte: Lívia Balbino Guimarães/Secom

Comentários

Leia Também