Coronel Chrisóstomo defende inclusão de Guajará-Mirim nos repasses de Compensação financeira das Usinas

Coronel Chrisóstomo defende inclusão de Guajará-Mirim nos repasses de Compensação financeira das Usinas

Brasília – O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), defendeu a inclusão dos municípios de Guajará mirim e Nova Mamoré nos repasses da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), direcionados aos municípios impactados pelas barragens das Usinas Hidrelétricas do rio Madeira.

A solicitação foi realizada durante reunião com o Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração (SCG), Carlos Eduardo Cabral, departamento responsável pelo processo de regulamentação, normatização e padronização referentes aos serviços e instalações para produção de energia.

“É notório para todos os moradores desses municípios, que após a construção das barragens, Guajará Mirim e Nova Mamoré começaram apresentar sucessivos problemas de inundações, o que antes não era percebido. Estou aqui hoje para esclarecer o porquê esses municípios não são ressarcidos”, afirmou o deputado.

De acordo com o superintendente da ANEEL, apenas Alto Paraíso, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste, Pimenta Bueno e Porto Velho recebem o recurso para compensação financeira pela utilização de Recursos Hídricos.

“Quando elaborado os estudos de impacto das Usinas, não foi observado nenhum tipo de perturbação nesta ordem nestes municípios, por isso o recurso não foi destinado. Mas a ANEEL está aberta para fazer uma reanálise e apurar se realmente é viável essa solicitação”, informou Carlos Cabral.

“Esse foi o primeiro passo para darmos andamento neste processo. Agora com os dados que nos foram apresentados, vamos formalizar este pedido e dar o encaminhamento necessário. Não é justo que estes dois municípios sejam prejudicados e não recebam nenhum tipo de reparação”, declarou o deputado.

Autor / Fonte: Assessoria parlamentar

IDETRO WORKSHOP

Comentários

Leia Também

 
Loading...