Corpo de Bombeiros realiza palestra de prevenção e combate a queimadas urbana e rural

Corpo de Bombeiros realiza palestra de prevenção e combate a queimadas urbana e rural

Aproximadamente 500 alunos da rede pública estadual de ensino dos municípios de Nova União, Vale do Paraíso além do Distrito de Rondominas (localidade distante 50 quilômetros da sede Ouro Preto do Oeste), tiveram a oportunidade de assistir uma palestra com o tema “Queimadas Apague Esta Ideia”, que foi ministrada pelo comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto do Oeste tenente BM Márcio Strauss com apoio da Secretaria Executiva Regional de Governo polo IV através da titular da pasta Maria Araújo de Oliveira. Segundo pontuou o oficial bombeiro militar, O período de estiagem é marcado pelo tempo seco, proporcionando o aumento das condições favoráveis para incêndios. É importante conscientizar e orientar a população sobre cuidados preventivos para que não ocorram queimadas e ainda assim instruir como agir em casos de pequenos focos, para que não se tornem incêndios drásticos abrangentes.

O tenente – BM Strauss em sua fala aos estudantes explicou que durante a época da estiagem, especialmente de junho a setembro, aumenta a incidência de queimadas em função das condições climáticas. Mas os principais fatores causadores de grandes incêndios em áreas urbanas ou de florestas estão associados a pequenas queimadas provocadas pelo homem. Entre as mais comuns estão queima de lixo e restos de poda e capina, queimada para limpeza de terrenos para agricultura ou pastagem e até mesmo pontas de cigarro jogadas aleatoriamente.

“As queimadas trazem sérios problemas ambientais, pois são extremamente prejudiciais à qualidade do ar, ocasionando o desequilíbrio ambiental, a morte da fauna e flora. As queimadas em áreas urbanas aumentam o calor na cidade e causam poluição do ar pela geração de fumaça e liberação de gases que afetam a saúde da população, agravando problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Elas são ainda, frequentemente, grandes causadoras de acidentes nas estradas”, disse o oficial.

Crime Ambiental
A prática de queimada é crime conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998), que estabelece pena de reclusão e multa. No Brasil, muitas queimadas acontecem por negligência de proprietários que insistem em queimar lixo e mato nos terrenos, além daqueles que o fazem propositadamente. O tenente BM Strauss informou que existem três tipos de queimadas: as controladas, que tem autorização de órgão ambiental competente, as florestais, consideradas desastres, e as em céu aberto, que ocorrem na área urbana. “Não jogue lixo por aí. As latas de metal (refrigerantes, cervejas e outros), os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas”, completou.

Denúncias 

Ao se deparar com queimadas em qualquer área da cidade, os moradores têm opções para denunciar a ação: a comunidade pode entrar em contato com a prefeitura no caso a de Ouro Preto do Oeste através do telefone 99250-7673, Polícia Militar pelo 190 ou diretamente com o Corpo de Bombeiros, no número 193. O atendimento da corporação de bombeiros da cidade ocorre 24h por dia. O quartel da corporação fica localizado em frente à Praça da Liberdade região central de Ouro Preto do Oeste.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo/Secom

Comentários

Leia Também