Decisão do TRE cria imbróglio em Pimenta Bueno, PT regional e nacional divergem, Vilhena quer uma das vagas na Câmara Federal  

PT – A decisão de o PT nacional interferir em decisão do diretório regional, presidido pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro, de Jaru anulando a convenção conjunta com o PDT e outros partidos, que tem como candidato ao governo o senador Acir Gurgacz (PDT) amplia o espaço político do partido no Estado. Agora a ex-senadora Fátima Cleide poderá concorrer ao Senado e o militante Paulo Benito deverá ser o vice do candidato a governador do Psol, Pimenta de Rondônia. O candidato do PT a presidência da República (Lula ou Fernando Haddad) agora terá palanque em Rondônia. Ou não...

PT II – O diretório regional encaminhou documento a nacional questionando a decisão. Segundo o documento, a decisão de coligar com PDT, PP, PSB, PR, PSDC foi democrática com aval de 80% da Executiva e 80% do diretório. O documento diz, que o PCdoB, após exaustivas tentativas não aceitou coligar com o PT. Levar a decisão da convenção para um embate judicial, segundo o diretório regional é o “cúmulo do absurdo”. O resultado do embate somente amanhã (15) quando terminará o prazo para registro das candidaturas.

Pimenta – A prefeita de Pimenta Bueno, Juliana Roque e o seu marido, Cleiton Roque, ambos do PSB tiveram o registro das candidaturas cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Cleiton Roque deverá concluir o mandato, mas está inelegível para a reeleição, caso não consiga reverter a situação. O imbróglio é com a prefeita Juliana. Na sentença diz que teremos novas eleições, mas como ele foi eleita com menos de 50% dos votos o correto é assumir o segundo colocado.

Pimenta II – Nas eleições de 2016 Juliana Roque foi eleita com 47,11% dos votos bons e o segundo colocado, o ex-prefeito Jean Mendonça, na época no PTB, que concorreu à reeleição somou 45,15% dos votos considerados válidos. Hoje Jean está no Podemos e é candidato a deputado estadual com chances reais de se eleger. Caso seja convocado a assumir Jean terá que abrir mão da candidatura. A situação é confusa.

Federal – A região polarizada por Vilhena,no Cone Sul, pretende eleger pelo menos um deputado federal nas eleições de outubro próximo. A região não tem nenhum parlamentar no Congresso Nacional e pelo menos 4 nomes estão na lista de postulantes à Câmara Federal. O ex-prefeito Melki Donadon (PDT), o ex-secretário de Estado da Agricultura Evandro Padovani (PSL) e os vereadores França Silva e Ronildo Macedo, ambos do PV estão cotados. A meta é de a região eleger pelo menos um federal.

Respigo

A pressão sobre ações corruptas de candidatos às eleições neste ano é tamanha que há quem sugeriu que esteja entre as exigências da Justiça Eleitoral, que a pessoa para se candidatar tenha um selo de qualidade. O nome também é bem sugestivo: ”Selo PF de Qualidade” +++ Muita mobilização em torno do excessos de servidores do Ibama no combate e controle ao desmatamento em Rondônia. O assunto que foi levantado pelo advogado Agnaldo Nepomuceno em artigo publicado em vários órgãos de comunicação motivou encontro hoje (14) pela manhã, na Assembleia Legislativa entre diretores do órgão federal e deputados +++ A ação contra a depredação do meio ambiente não precisa ser agressivo como o denunciado. É que recentemente servidores do Ibama queimaram máquinas e equipamentos de proprietários rurais com fotos dos autores do ato, também criminoso, como se fosse uma ação festiva.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também