Diretores da Energisa devem explicar aumento, mais dois vereadores na prefeitura da capital, por que a denúncia do Iperon somente agora?

Saúde – Maurício Carvalho (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Porto Velho entregará o cargo de presidente da Câmara Municipal em janeiro. O que se comenta é que Maurício, que é medico deverá solicitar licença para ocupar a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) da capital, a convite do prefeito Hildon Chaves (PSDB). A Semusa é um dos calcanhares de Aquiles da administração municipal e Hildon espera que colocando Maurício no comando da importante área resolverá um crítico problema. O atendimento na saúde melhorou, mas está muito distante do mínimo necessário.

Vereadores – O prefeito Hildon deverá convocar mais dois vereadores para compor sua equipe a partir do próximo ano. Há dias anunciou que fará uma reestruturação no quadro de secretários. Nos dois primeiros anos de governo, que estão sendo completados este mês, Hildon já mudou pelo menos uma dúzia de secretários e assessores diretos. Os nomes dos demais vereadores, ainda, não foram divulgados, mas existem apostas que um deles será Alan Queiroz (PSDB), que foi candidato e não conseguiu se eleger deputado estadual nas eleições deste ano. Queiroz já adiantou que não será candidato à reeleição em 2020. Os suplentes já estão lavando e passando os ternos para a posse.

Energia – Na coluna de ontem (12) abordamos o abusivo aumento (25%) na tarifa de energia elétrica que será aplicada pela nova concessionária em Rondônia, a Energisa, que “comprou” a antiga Centrais Elétricas de Rondônia-Ceron a partir de hoje (13). As reações contrárias estão sendo contundentes, inclusive na Assembleia Legislativa (Ale), onde o deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes) teve aprovado pedido de convocação de diretores da Energisa para a próxima semana, para eles tentarem explicar o que motivou a elevação na conta de energia elétrica de forma súbita e agressiva.

“Gatos” – A Energisa assumiu o controle da Ceron em outubro último. Desde então a empresa já teria constatado em vários pontos de Porto Velho 19 mil furtos de energia elétrica os “gatos”. Os consumidores que foram flagrados deverão pagar a conta da energia que furtaram com os “gatos”, pois é lei. A Energisa irá distribuir o montante que receber dos fraudadores para as pessoas que pagam corretamente a conta de energia? Não foram eles que pagaram a conta de quem furtou energia? E que também pagam a conta dos milhares de “rabichos” que estão por toda a cidade?

Iperon – Há uma enorme interrogação sobre o déficit do Instituto de Previdência do Estado-Iperon levantada pelo Tribunal de Contas (TC) do Estado deR$ 152.295.918,52 da gestão do ex-governador Confúcio Moura (MDB), no segundo mandato (2015/18). Segundo o TC a irregularidade ocorreu entre 2014/15 quando foram repassados menos recursos ao Iperon e ao Fundo Previdenciário Financeiro (Funprero) pelo governo do Estado. As contas de Confúcio do primeiro mandato não foram aprovadas pelo TC? Por que a notificação ao governador para quitar o débito só ocorreu agora, após as eleições de outubro último, que elegeu Confúcio senador? É o fim da rosca...

Respigo

Amanhã (14) a Bailarina da Praça, figura folclórica de Porto Velho estará completando mais um ano de vida. Ela reunirá seus amigos, principalmente as crianças para a festa que será na Praça Marechal Rondon, área central da cidade a partir das 18h +++ Banda de música, doces e bolo fazem parte da festa. Ela merece e tem o carinho do povo de Porto Velho +++ O Consórcio  SIM, que tem a concessão do transporte coletivo urbano da capital está ameaçando a prefeitura e os usuários, que irá paralisar os serviços, porque querem aumento no preço da tarifa, que hoje custa R$ 3,80. O transporte coletivo é feito de forma irregular, sem legalidade, porque o serviço não foi licitado e funciona em caráter emergencial e precário. Majoração na tarifa o consórcio de uma só empresa quer, mas nada se fala sobre os veículos sucateados e muitos sem condições de transporte urbano, porque só tem uma porta de acesso, bancos rasgados, etc +++ Completando dois anos de mandato no final deste mês, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), de Porto Velho poderia oferecer um serviço de transporte coletivo eficiente e que atenda a população de menor poder aquisitivo que depende do ônibus. O povo confiou e votou nele de forma efetiva nas eleições de 2016.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também