Editorial – Sem Acir Gurgacz, ‘pequenos’ se destacam no debate da SIC TV; veja a íntegra do confronto

Editorial – Sem Acir Gurgacz, ‘pequenos’ se destacam no debate da SIC TV; veja a íntegra do confronto

Com Expedito pouco questionado e Maurão na defensiva: debate foi propício aos "pequenos"

Porto Velho, RO – O encontro da última sexta-feira (28) promovido pela SIC TV, afiliada da TV Record em Rondônia, melhorou o tom dos debates – e muito – desde a última participação entre os candidatos no confronto de ideias inaugural realizado na TV Allamanda.

Sem a participação de Acir Gurgacz, do PDT, que abandonou o compromisso firmado com a emissora a fim de dirigir-se a Brasília para cuidar das nuances acerca de sua condenação proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o tapete vermelho acabou estendido para que os “pequenos” pudessem desfilar.

Pequenos, claro, quando falamos sobre suas capacidades econômicas diante dos pajés que despontam nos levantamentos do Ibope até aqui, por exemplo. 


"Luta de Davi contra vários Golias", destacou Vinícius Miguel, da REDE

E como bem pontuou Vinícius Miguel, o candidato da REDE ao Palácio Rio Madeira, é, de fato, uma verdadeira luta de Davi contra vários Golias, vez que o poderio político tem determinado os rumos do povo rondoniense nas últimas décadas. Aliás, é inegável: o jovem professor universitário destaca-se em todos os debates. Subestimá-lo, principamente a essa altura do campeonato, seria erro crasso pra qualquer um de seus oponentes.

Agora, pelo menos quando os postulantes se encontram para defrontar planos de governo, propostas, projetos e até mesmo se engalfinhar nas retóricas, os papéis se invertem. Os nanicos se agigantam; os grandões, por outro lado, se apequenam.


A íntegra do debate de ontem

Melhor para Expedito Júnior, do PSDB, garantido em primeiro lugar no segundo turno em todas as pesquisas publicadas até aqui.

O tucano tem respostas automáticas para falar sobre a cassação de seu mandato como senador e até consegue convencer quando fala em “notícia requentada”, já que as réplicas são horríveis.

Nessa condição, os adversários preferem concentrar os esforços contra Maurão de Carvalho, do MDB, terceiro lugar que, logo, pode ser o segundo, já que Gurgacz está enroladíssimo com a Justiça – a despeito de bater o pé insistentemente bradando inocência.

Os militares Marcos Rocha, do PSL, e Charlon, do PRTB, ainda estão discutindo o sexo dos anjos: usam o espaço para debater a picuinha sobre qual deles é, no fim das contas, o bendito candidato do Bolsonaro em Rondônia.

Esse confronto em particular já virou circo...

Já Pimenta de Rondônia, do PSOL, vai se esgueirando aqui e ali e, como bom boxeador que foi, aplica jabs ligeiros desnorteando rapidamente os adversários, levantando a guarda logo em seguida para falar de propostas. Assim, usa melhor seu tempo para si em vez de só atacar, como fazia antes. Neste sentido, melhorou.


Meiry Santos foi muito elogiada: foi sua primeira participação como mediadora em debates

Especialmente em relação ao debate da SIC TV, é preciso fazer justiça à jóia rara, prata da casa: a jornalista Meiry Santos botou no chinelo mediadores veteranos tanto daqui quanto de fora.

Mulher, profissional e de Rondônia: isso prova que aquela história de chamar comunicador de fora é balela, pompa pra inglês ver. Acertou a emissora. 

No mais, ainda há o debate da TV Rondônia: o eleitor que não se surpreenda se o número de participantes diminuir ainda mais daqui para lá.

Autor / Fonte: Rondoniadinamica

Comentários

Leia Também