Em Brasília prefeito de Rolim de Moura participa de audiência com o Presidente da República, Senador Valdir Raupp e deputada Marinha Raupp

Em Brasília prefeito de Rolim de Moura participa de audiência com o Presidente da República, Senador Valdir Raupp e deputada Marinha Raupp

Na manhã da última quinta-feira (19/10), o Prefeito de Rolim de Moura (RO), Luizão do Trento e o vereador Alisson Ferreira, acompanhados de demais autoridades do Estado de Rondônia (Prefeitos, vereadores e vice-governador do Estado), participaram de uma audiência com o Presidente da República, Michel Temer, Senador Valdir Raupp e a Deputada Federal Marinha Raupp.

Os temas abordados durante a audiência beneficiam a população Rondoniense de todo Estado. Dentre os principais: a conclusão da BR- 429 que interliga o município de Presidente Médici ao município de Costa Marques e a internacionalização do aeroporto da capital do Estado Porto Velho (RO). Outro pedido dos Prefeitos, Senador e deputada foi a liberação das licenças para construção da Usina de Tabajara na cidade Machadinho do Oeste, buscando assim ampliar o fornecimento de energia e atender a demanda do Estado de Rondônia e também do Brasil.

As autoridades do Estado de Rondônia pediram que fosse feita a legalização da exploração da maior reserva de diamantes do Mundo, a reserva Roosevelt. O garimpo ilegal continua no Brasil e afeta diretamente o povo Cinta Larga, etnia indígena com quase 2 mil habitantes, cujas terras ficam entre Rondônia e Mato Grosso. O garimpo ilegal em terras dos Cinta Larga começou por volta do ano 2000 e jamais foi contido, gerando prejuízos para o Estado e municípios. Os Prefeitos informaram ao Presidente Michel Temer, que a única forma de acabar com o garimpo ilegal em terras indígenas é regulamentar a atividade de extração de diamantes e de madeira nas reservas indígenas, com um sistema de controle rigoroso, que gere recursos para serem investidos na área da saúde e educação no Estado de Rondônia e nos Municípios.

Solicitaram também a conclusão da obra do Câmpus do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Guajará-Mirim (RO). A obra foi iniciada em janeiro de 2013 e  a previsão de entrega era outubro de 2014. Essa será a oitava unidade federal do estado e terá 2.600 metros de área construída. O prédio conta com 28 salas, laboratórios e sala de desenho. Há banheiros e plataformas adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Por unanimidade todas autoridades presentes pediram ao Presidente Michel Temer, que seja realizada a duplicação da BR-364 entre Vilhena (RO) e Porto Velho (RO), tendo em vista que a BR-364 é uma das mais perigosas e o estado possui municípios com quase 1.000 km de distância da capital.  Além disso, a BR-364 escoa boa parte da produção agrícola brasileira e pela rodovia passam mais de 1.300 carretas por dia, que transportam para os estados e portos da Região Norte toda a safra de 3 três milhões de toneladas de grãos de Mato Grosso e de Rondônia, estado que já é hoje o quinto maior exportador de carne do país.

Para o prefeito Luizão, os assuntos tratados foram de suma importância. “A união dos prefeitos é muito importante para o desenvolvimento do Estado e do nosso município. Acredito que o Presidente Michel Temer irá se sensibilizar com a nossa demanda e irá atender o mais breve possível. Quero agradecer ao Senador Valdir Raupp e deputada Marinha Raupp, por intermediar a nossa audiência com o Presidente do nosso País”, finalizou o Prefeito Luizão do Trento.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura

Comentários

Leia Também