Empresários querem Daniel candidato a reeleição, Jaqueline Cassol é o nome para vice, tempo curto exige celeridade dos candidatos

 

Surpresa? – Na coluna de ontem (15) abordamos um assunto que predomina nos bastidores da política. Trata-se do futuro político do governador Daniel Pereira (PSB). Os compromissos de Daniel, desde que assumiu o cargo em abril último com a renúncia do ex-governador Confúcio Moura (MDB), que é candidato ao Senado não incluíram inaugurações e nem atos públicos, desde a vigência dos 90 dias antes das eleições, conforme a Lei Eleitoral, o que demonstra sua precaução, no caso, de ser convocado para candidatar-se à reeleição.

Surpresa II? – Esta semana um grupo de empresários, que há tempos vem se reunindo visando as eleições a governador deste ano formatou uma situação, que deverá ser divulgada em breve. O grupo anunciará nos próximos dias, que apóia a reeleição de Daniel Pereira tendo como vice a irmã do senador-licenciado Ivo Cassol (PP-RO), Jaqueline Cassol, que é candidata, por enquanto à Câmara Federal. A ação pode não se confirmar, mas a fonte é segura.

Surpresa III – Desde quando assumiu Daniel diz publicamente que tem compromisso em apoiar o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que é candidato a governador, mas tem condenação em segundo grau, passível de recurso (embargo infringente). Daniel irá “roer a corda” no acordo com Acir e aceitar o apoio dos empresários? Ou tem esperança que Acir não consiga manter o registro da sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e contar com o apoio do senador numa tentativa de reeleição? O assunto é a “bola da vez” na política regional. O prazo para troca de candidato é de vinte dias antes das eleições.

Campanha – As eleições gerais de outubro próximo elegerão presidente da República, governadores, dois dos três senadores e deputados (federal e estadual). A campanha está aberta desde ontem. Hoje (16) o PSDB que tem candidato a governador o ex-senador Expedito Júnior e o vereador e presidente da câmara, Maurício Carvalho (PSDB) na vice, abrem a campanha em Porto Velho, com transmissão, via internet, para o mundo digital a partir das 20h, no cruzamento das avenidas Jorge Teixeira com Amazonas. Via Skype os candidatos de vários municípios poderão participar (online) do evento da sua cidade.

Celeridade – A campanha política, que antes era de 90 dias foi reduzida pela metade. Na realidade o tempo é menor, pois a busca pelo voto está liberada desde ontem (15) e irá até a véspera (6 de outubro) das eleições. Os candidatos deverão “correr o trecho” a partir da próxima segunda-feira (20), porque vários, ainda, não prepararam o material de campanha e muitos não têm os coordenadores regionais. Serão apenas 7 semanas, 35 dias. Temos nove candidatos a governador e certamente vários não conseguirão percorrer todo o Estado em busca dos votos.

Respigo

Impressiona o despreparo de candidatos e também de assessores, que estão na disputa de cargos eletivos nas eleições de outubro próximo. E o problema não se resume, apenas a quem concorre a cargos majoritários, mas a proporcionais também +++ Esta semana uma gráfica de Porto Velho encaminhou uma carreta de impressos de candidatos a cargos eletivos no Acre, com 45 toneladas de material. Isso demonstra que no vizinho Estado as eleições estão mais bem organizadas +++ Até o final da semana pesquisas eleitorais estarão sendo divulgadas. Como sempre ocorre nessas ocasiões teremos as reais e as “encomendadas”, todas devidamente legais, registradas, mas que nem sempre espelham a realidade +++ Este ano, ainda, teremos as notícias falsas que inundam, desde agora, as redes sociais. É fundamental que as pessoas chequem com o devido cuidado a procedência do que recebe, pois nem sempre é verdadeiro.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também