Fazenda Pau d’Óleo pode se transformar “numa maravilhosa reserva biológica”, diz Confúcio

Fazenda Pau d’Óleo pode se transformar “numa maravilhosa reserva biológica”, diz Confúcio

Porto Velho, RO – Ao longo do mês de novembro, o governador de Rondônia Confúcio Moura, do PMDB, fez diversas postagens sobre a área denominada Fazenda Pau d’Óleo, dominada por búfalos selvagens.

Na última publicação, o peemedebista chegou a mencionar possibilidades para o futuro no perímetro complicado:

“Por aqui, Pau D’Óleo tudo não tem a consecução. Ora tem um gerente. Ora não tem. Nenhum sentinela de fronteira. Até acho que foi melhor assim. Porque pelo menos, agora, se pode transformar a Fazenda Pau d’Óleo numa maravilhosa reserva biológica, de fazenda para reserva, ali, fica muito melhor”, destacou Moura.

Confira abaixo a íntegra da postagem

Capítulo IV

A Fazenda em si mesma, não é mais fazenda. São campos alagados, matas e buritizais. Búfalos soltos à larga que nem as onças, cobras e jacarés. No quesito patrimônio, riqueza do Estado, praticamente nada existe monetizado. Porque nem o documento, a escritura com seus limites territoriais,  ainda é domínio da União.

O Estado é um posseiro desleixado.

Por ali, você acha de tudo, perdido no matagal. Curral embrenhado na vegetação secundária. Toyota Bandeirante arreada de pneus e carcomida pela ferrugem. Motor estacionário para gerar energia, coberto de lona e peças furtadas. Canhão de encher linguiça jogado num canto. Casas mal-assombradas ocupadas por maribondos. O fantasma aqui é o mangangá. O trator foi tirado do meio da lama e recuperado. As placas de energia solar estão sem bateria. Barracões perdidos. Um curral à beira do Rio Guaporé solapado pela erosão.

Ruim ou bom?

Não sei avaliar. Tudo aconteceu por falta de gente ou empresa para cuidar minimamente do território conquistado. Mais difícil foi para os portugueses no Século XVIII na construção do Forte Príncipe da Beira. Fortaleza para intimidar invasores.

Por aqui, Pau D’Óleo tudo não tem a consecução. Ora tem um gerente. Ora não tem. Nenhum sentinela de fronteira. Até acho que foi melhor assim. Porque pelo menos, agora, se pode transformar a Fazenda Pau d’Óleo numa maravilhosa reserva biológica, de fazenda para reserva, ali, fica muito melhor.

Metodicamente, em doze anos, operando o manejo do búfalo selvagem, poderá ser contido o seu crescimento e os danos que virão da sua multiplicação progressiva.

Autor / Fonte: Rondoniadinamica

Comentários

Leia Também