Gestores estaduais são orientados pela Sefin sobre utilização do Orçamento anual de cada pasta

Gestores estaduais são orientados pela Sefin sobre utilização do Orçamento anual de cada pasta

Jeferson Erpen da Central de Normas da Superintendência de Contabilidade

Secretários, superintendentes e representantes de autarquias do Estado de Rondônia participaram, na manhã de terça-feira, 15, do 1° Encontro de Gestores da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, realizado no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Com o tema iniciando a Gestão Pública em busca da excelência, com foco na austeridade fiscal, um dos principais assuntos abordados no evento foi a efetiva utilização do Orçamento Financeiro Estadual/2019, liberado para a utilização dos gestores a partir do dia 15 do mês. As informações sobre o valor disponível para cada pasta estão disponíveis no Diário Oficial publicado na segunda-feira, dia 14 de janeiro.

A liberação do orçamento somente no dia 15 é um caso atípico no Executivo Estadual, geralmente os recursos estão disponíveis entre os dias 05 e 07 do mês de janeiro. A situação diferente no corrente ano, decorre do fato de a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia ter assinado a Lei Orçamentária Anual (LOA) somente no dia 28 de dezembro, à tarde e ainda com emendas que precisaram ser analisadas pelo governado Marcos Rocha, que vetou trechos, o que gerou reação de Sindicatos, a exemplo do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Rondônia.

No evento de abertura, o secretário de Finanças (Sefin), Luiz Fernando falou sobre a importância dos gestores ficarem atentos a utilização do recurso e o consequente ajuste fiscal. Citou formas para os gestores limitarem gastos e os agravos que podem cometer em caso de descumprimento do que preconiza a Lei 4454/2019 e ainda, como fazer ajustes na citada Lei.

1° Encontro de Gestores da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo foi organizado pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão e Casa Civil.

Autor / Fonte: Mineia Capistrano/Secom

Comentários

Leia Também