Japoneses vão testar elevador espacial para o transporte de pessoas

Japoneses vão testar elevador espacial para o transporte de pessoas

© Crédito: Obayashi Corp A Obayashi Corp é a empresa responsável por desenvolver o sistema usado

Pesquisadores da Universidade Shizuoka, no Japão, estão trabalhando para desenvolver um elevador espacial para transportar pessoas e mercadorias. Por mais ousado e ambicioso que pareça, o plano é construir a máquina até 2050.

Na teoria, o elevador vai ligar a terra à órbita baixa — altura em que ficam os satélites — para facilitar o trabalho dos cientistas e astronautas. Isso porque, além dos altos custos, boa parte dos foguetes só pode ser usada uma vez.

Já saiu do papel

Os primeiros testes serão feitos em pequena escala. A ideia é lançar um foguete e um mini-elevador de 10 centímetros de comprimento no espaço. Lá, o elevadorzinho vai percorrer um cabo de cerca de 10 metros posicionado entre dois mini satélites. Os pesquisadores vão monitorar a movimentação por meio de câmeras.

Contudo, uma série de obstáculos ainda impedem o desenvolvimento de um elevador espacial capaz de transportar pessoas e produtos. Isso porque não há um material que dê garantia de resistência à gravidade e aos ventos lá de cima. Mas isso não tira a confiança dos pesquisadores, que acreditam que os testes preliminares com o elevador pequenino trarão dados pertinentes para que, um dia, os humanos cheguem ao espaço com apenas um apertar de botão.

Autor / Fonte: 33 Giga

Leia Também

Loading...