Laerte vice de Acir; Confúcio não aprova chapéu da Seagri e produtores denunciam balanças dos frigoríficos



Parceria –
Desde o início do ano que a coluna vem noticiando que, pelo menos até o segundo semestre deste ano o PSDB, presidido no Estado pelo ex-senador Expedito Júnior e o PDT, que tem o senador Acir Gurgacz como presidente caminharão juntos nas eleições gerais (presidente da República, governador, duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) teriam firmado uma parceria. Acir tem como objetivo político governar Rondônia e seu mandato vencerá somente em 2022. Caso não se eleja terá mais 4 anos no Senado e direito a concorrer à reeleição. Já Expedito estaria disposto a disputar uma das vagas ao Senado com sobras de popularidade.

Vice – Nenhum dos caciques dos dois partidos confirma. Alguns até negam que Acir e Expedito caminhariam juntos num processo eleitoral e citam que Expedito perdeu um mandato de senador no tapetão para Acir. Ocorre que há um acordo que teria até a opção de um candidato a vice importante, o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), de fato um sonho de qualquer candidato a governador devido a experiência e liderança política do parlamentar, que já governou Alvorada do Oeste e presidiu durante anos a Associação dos Municípios de Rondônia-Arom.

Chapéu – A rodada de apostas está aberta sobre uma candidatura ou não do senador Ivo Cassol, presidente do PP em Rondônia em 2018. Cassol quer disputar o governo do Estado, cargo que ocupou em dois mandatos seguidos, mas está inelegível. Ele garante que até as convenções do próximo ano estará em condições de disputar as eleições. Na visita do ministro da Agricultura Blairo Maggi, do PP, na segunda-feira (13) a Porto Velho, Cassol presente ao ato distribuiu chapéus, símbolo de suas campanhas políticas. O secretário de Estado da Seagri, Evandro Padovani também e, praticamente idênticos. O governador Confúcio Moura (PMDB) não gostou...

Balanças – Na reunião da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa (Ale), realizada na manhã de hoje (15) o deputado Adelino Follador (DEM-Ariquemes), argumentou que tem recebido denúncias de pecuaristas que frigoríficos estão explorando os produtores nas balanças. Segundo as denúncias há divergências no peso com uma “quebra” muito grande do peso real. Como as reclamações são constantes a Ale deveria instalar uma comissão provisória para checar as denúncias que ocorrem há tempo.

Ônibus – A concessão do transporte coletivo de Porto Velho, já está vencida há tempo. A qualidade do serviço prestado à população é ruim, bem distante das necessidades da população. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) prometeu durante  a campanha um serviço digno para atender a população operária, maior usuária do transporte. Como nada foi feito, a concessão estaria vencida e a abertura de licitação é demorada há enorme preocupação com o futuro do transporte coletivo da capital.

Respigo

Telefone público não é utilizado pela população há anos, após o domínio do celular. Já passou da hora de a Oi!, que explorava o serviço de telefonia utilizando “orelhões” em Porto Velho e nas demais cidades do Estado recolher o que sobrou deles +++ Crescem os comentários que o deputado estadual Hermínio Coelho (PDT-PVH) irá disputar uma das oito vagas à Câmara Federal em 2018. Parlamentar de ações diretas e conhecido por “atirar” em ritmo de metralhadora contra os chefes de executivo, Hermínio vem formatando seu caminho rumo à Câmara Federal +++ Caso ele optar pelo Congresso Nacional irá encontrar dificuldades para se adaptar, pois não terá a tribuna à disposição como no parlamento estadual e na Câmara de Vereadores de Porto Velho, onde foi freqüentador assíduo. Mas para o Estado seria bom Hermínio “deitando falação” em Brasília +++ O governador Confúcio Moura (PMDB), mesmo negando deverá substituir um secretário em breve. Um político muito ligado ao governo já teria sido convidado, mas ainda não decidiu o seu futuro com relação às eleições de 2018, por isso a dúvida. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também