Maurão prestigia entrega de caminhão tanque de leite no distrito Izidrolândia

Maurão prestigia entrega de caminhão tanque de leite no distrito Izidrolândia

Os produtores de leite de Izidrolândia, distrito localizado há quase 100 quilômetros de Alta Floresta do Oeste, receberam no final de semana um caminhão tanque inox, para o transporte de leite até o laticínio em Santa Luzia do Oeste, distante cerca de 150 quilômetros.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), prestigiou a entrega do veículo que é oriundo de uma emenda do deputado federal Nilton Capixaba (PTB) e vai beneficiar membros da Cooperativa Agropecuária Mista Vale do Guaporé (Coopervalig), que produz leite, a principal atividade das cerca de 140 famílias que vivem no distrito e arredores.

"As famílias que trabalham com o leite precisam desse apoio, desse incentivo, para continuarem produzindo. Agora, os cooperados terão um veículo próprio para o transporte do leite até o laticínio que eles escolherem e com isso terão mais garantia de melhor preço", disse Maurão.

O deputado Só na Bença (PMDB), o prefeito de Alta Floresta, Carlos Borges (PP), o presidente da Coopervalig, Eleis Teixeira, vereadores e secretários municipais também prestigiaram a entrega.

A regularização fundiária dos lotes na região é um grande desafio. Sem o documento das terras, os produtores não conseguem acesso ao crédito e acabam tendo que, com poucos recursos, desenvolver suas atividades produtivas.

"Essa é a maior necessidade de Rondônia: regularizar as terras. Vamos entrar em um patamar de desenvolvimento ainda maior, quando houver a tão sonhada regularização fundiária", explicou Maurão.

O produtor Nilton Gonçalves Siqueira, de 56 anos, mora há 25 anos na linha 121, numa pequena propriedade de 30 alqueires, nas proximidades da sede do distrito. Ele cria cerca de 120 cabeças de gado e retira uma média de 80 litros de leite ao dia, com um preço médio de R$ 0,85 o litro.

"Tenho título definitivo da área e o desafio é melhorar a qualidade do meu gado. O leite ainda deixa uma boa renda para quem é pequeno como eu. Esse caminhão vai nos ajudar ainda mais", afirmou Nilton.

Autor / Fonte: ALE-RO

Comentários

Leia Também