Moradores do distrito Surpresa voltam a cobrar alteração do Zoneamento na região

Moradores do distrito Surpresa voltam a cobrar alteração do Zoneamento na região

Moradores do distrito de Surpresa, em Guajará-Mirim, voltaram a cobrar alteração na lei do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico, durante reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB).

A matéria está em estudo pelo Governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) que, após a sua conclusão será encaminhada ao plenário do Legislativo, onde poderá receber alterações antes de ser votada pelos deputados estaduais.

“Ano passado já discutimos com a comunidade do distrito. Agora, estamos recebendo mais informações sobre a situação da localidade, que é uma região consolidada, com titulação definitiva em várias propriedades e a Casa vai votar o projeto da alteração, levando em conta essa e outras demandas”,informou Maurão.

Moradores de Surpresa querem que a localidade saia da atual subzona 2.2 para a subzona 1.2. Esta foi a bandeira defendida pelo vice-presidente da Associação dos Moradores e Agricultores do Distrito de Surpresa (Amadsur), Robson Martins, pelo chefe local da Agência Idaron, Jefferson Guedes, e pela engenheira florestal Eliana Nascimento.

"É uma área já ocupada, com a titulação definitiva. No total, são 49 mil hectares, mas queremos que entre na subzona 1.2 cerca de 17 mil hectares, que é a região onde se cria gado de leite, se planta inhame, milho, banana, açaí, arroz, mandioca e feijão", explicou Robson.

Eliana disse que cerca de 500 famílias habitam a região, retirando da terra o sustento de suas famílias. "Conduzi um estudo da região, mostrando as potencialidades e o trabalho que está sendo desenvolvido, numa área que já tem titulação definitiva e que precisa ser enquadrada como terras produtivas", completou.

Autor / Fonte: ALE-RO

Comentários

Leia Também