Moradores reclamam da falta de transporte coletivo

Moradores reclamam da falta de transporte coletivo

falta de transporte coletivo urbano gera reclamações entre os moradores da cidade de Ariquemes (RO). O município do Vale do Jamari tem mais de 100 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e em alguns pontos da cidade a distância do Centro é de mais de cinco quilômetros.

O aposentado Gentil Carline, de 77 anos, diz que há muitos anos, quando a cidade era menor, havia ônibus circular e que sente muita falta do serviço para ir ao centro da cidade ou visitar amigos em bairros distantes. “Esse serviço faz muita falta, por exemplo, para um idoso ou uma grávida que tem dificuldade de andar na garupa de uma moto”, relata.

A cuidadora Marilda de Oliveira explica que não tem condições de pagar mototáxi de ida e volta para ela e o neto de 9 anos toda vez que vai ao centro. “Eu estou vindo do Setor Apoio Social a pé, no sol com meu neto, mas se tivesse o ônibus com certeza eu usaria”.

Cuidadora Marilda de Oliveira explica que não tem condições de pagar mototáxi para ela e o neto de 9 anos (Foto: Diêgo Holanda/G1)

O diretor da Associação dos mototaxista de Ariquemes (Amota), Milton Luciano de Jesus, diz que não é contrário a implantação de transporte por ônibus, mas destaca que mais de duzentas motos fazem o serviço de mototáxi e que atendem bem as necessidades do munícipio.

“Depois que entrou o mototáxi, o ônibus ficou sem necessidade. Tem poucos usuários para o transporte público e esses poucos preferem ir de moto, que é um transporte rápido, seguro e que deixa no local de destino da pessoa”, conta.

Ao G1, o secretário de trânsito de Ariquemes, José Domingos da Silva, disse que várias licitações já foram feitas para contratar uma empresa que realize o serviço, mas nenhuma se interessa em atuar na cidade. “Quem mais usaria esses ônibus são os idosos, crianças, grávidas e deficientes, pessoas que não pagam passagem e com isso o sistema não se sustentaria e nenhuma empresa quer ter prejuízo” argumenta.

Outro motivo apontado por Domingos para não existir o serviço na cidade é que a maioria das pessoas tem seus próprios veículos e não deixariam de usá-los para ter que andar até uma parada e esperar o ônibus. Ele disse que há alguns anos uma empresa ficou na cidade um mês, mas desistiu porque havia poucos passageiros. Ainda explicou que podem ser feitas outras tentativas de contratar uma nova empresa, mas não deu um prazo para que isso aconteça.

Autor / Fonte: Diêgo Holanda, G1 Ariquemes e Vale do Jamari

Comentários

Leia Também