Práticas de governança e gestão de pessoas adotadas pelo TRT14 é tema de mestrado

 Uma dissertação de mestrado sobre o alinhamento entre a estratégia,  governança e gestão de pessoas do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14 RO-AC) será um dos destaques do  III Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia (EnEPA), a ser realizado de 17 a 19 de outubro,no campus José Ribeiro Filho da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Porto Velho. O trabalho será apresentado pela sua autora, a servidora do Tribunal, Liduina Landim.

O estudo de caso, já publicado no portal da Unir, teve a orientação do prof. dr. José Moreira da Silva Neto como parte do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) da Universidade. A pesquisa focou nos fundamentos de alinhamento e sinergia, gestão de pessoas e governança na administração pública e foi norteada por perguntas como: "Quais as percepções dos colaboradores e gestores estratégicos acerca das práticas de governança e de gestão de pessoas adotadas pela instituição?" e "Como assegurar o alinhamento organizacional no Tribunal, a partir da percepção dos colaboradores e gestores estratégicos?".

Com base nos estudos, Liduina explica que, quando a estratégia é delineada pela instituição para a gestão de pessoas e é amplamente compartilhada, de modo que todos os colaboradores da organização tenham conhecimento das diretrizes, objetivos e planos estratégicos, cria-se um campo propício para que as Unidades (judiciárias e administrativas) motivem-se para colaborar com a organização, executando as ações de forma alinhada a estratégia.

Especificamente em relação à estratégia de gestão de pessoas por competência, Liduina afirma que "é de fundamental importância que todos os gestores comprometam-se com a gestão e a governança de pessoas, e não somente a unidade de gestão de pessoas, para que sejam geradas sinergias, fruto de um esforço conjunto, as quais devem ser definidas pela alta administração e realizadas nas unidades. Que a governança seja exercida não só pela alta administração, Comissões e Controle Interno da instituição, mas também por todos gestores com objetivo de garantir que a organização alcance os resultados pretendidos, agindo em benefício do interesse público em todos os momentos".

Nos agradecimentos apresentados no trabalho de dissertação, a servidora enalteceu o TRT14 RO-AC, incorporado por todos os seus colaboradores e gestores, reconhecido nacionalmente pela excelência na prestação de seus serviços.

Autor / Fonte: Secom/TRT14

Leia Também

Loading...