O jogo que mata: Drama do desafio “Baleia Azul” chega a Adamantina

O jogo que mata: Drama do desafio “Baleia Azul” chega a Adamantina

Um caso envolvendo o jogo “Baleia Azul” mobiliza autoridades em Adamantina. A confirmação foi obtida ontem (24) pelo SIGA MAIS junto a autoridades ligadas à escola onde estuda um adolescente de 15 anos, suspeito de participar do jogo.


A situação levou ao acionamento de outras organizações locais, como a Polícia Civil e o Conselho Tutelar, além de serviços de psicologia. A ação integrada visa barrar a evolução do participante, no jogo, cujas provas podem levar os participantes ao suicídio.


Segundo apurado pelo SIGA MAIS, antes mesmo do jogo Baleia Azul o adolescente já apresentava histórico de sinais que demandariam uma atenção especial. Essa fragilidade emocional e comportamental teria sido o trampolim para ingressar no jogo.
O adolescente relatou às autoridades que estava em estágio avançado do jogo, o que poderia levar a concluir o desafio, com desfecho trágico.  Seu celular foi alvo de investigação, na tentativa de rastrear as conversas. Essa demanda está sendo tratada pela Polícia Civil de Adamantina.


Ainda de acordo com relatos do adolescente às autoridades locais, o jogo teria outros participantes ativos em Adamantina. As autoridades locais envolvidas com essa temática trabalham conjuntamente, em rede, neste e em outros possíveis casos.
As autoridades sinalizaram a possibilidade de internação – mesmo que compulsória – do adolescente, com o propósito de preservar sua própria integridade, além de condicioná-lo a tratamento especializado.

 

Delegada fala sobre investigação

Em entrevista ao jornalista Rogério Pires, no Jornal do Meio Dia (Life FM de Adamantina), a delegada de polícia da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Patrícia Tranche Vasques, que também atua na investigação de crimes e proteção a crianças e adolescentes, confirmou publicamente a existência de um caso, sob investigação, e a suspeita de um segundo participante da cidade.


De acordo com a delegada, o caso chegou até a DDM na tarde desta segunda-feira (24), por meio do Conselho Tutelar de Adamantina. “Ficamos alarmados”, disse. O adolescente se auto-lesionou e compartilhou com amigos que estaria participando do desafio “Baleia Azul”. A partir esse relato, a informação chegou às autoridades, que iniciaram mobilização para atuar no caso. Os pais do adolescente foram chamados à delegacia na manhã desta terça-feira (25).


A ocorrência de casos têm levado as autoridades a se dialogarem, e buscam informações e estratégias para atuar, investigar e punir. A preocupação da delegada, revelada no Jornal do Meio Dia, é o registro de que os participante do jogo têm pulado etapas, no conjunto de tarefas, para concluir mais rapidamente a série de desafios.


Ela adiantou que a linha de investigação se concentra na tentativa de identificar o curador do desafio (aquele que passa instruções e desafios aos participantes).  Porém, não relevou maiores detalhes sobre a dinâmica da investigação. Sobre eventuais penalidades, a delegada explicou que o curador, caso identificado, pode responder por ameaça e organização criminosa, entre outros crimes, o que pode ser agravado, de acordo com as circunstâncias do ameaçado, como lesões mais graves, tentativa de suicídio ou suicídio.

http://www.sigamais.com/noticias/comportamento/drama-do-desafio-baleia-azul-chega-a-adamantina/

 

 

Autor / Fonte: http://www.sigamais.com

Comentários

Leia Também