Palestra alerta alunos do Instituto Abaitará sobre o uso de drogas ilícitas

Palestra alerta alunos do Instituto Abaitará sobre o uso de drogas ilícitas

Com o objetivo de alertar e conscientizar sobre os riscos do consumo de drogas ilícitas e seus efeitos, o psicólogo clinico Pedro Paulo de Carvalho ministrou duas palestras com este mote para os alunos do Instituto Abaitará que estão provisoriamente estudando no Centro de Treinamento da Emater/RO, localizado no km 22 da Br 364 zona rural de Ouro Preto sentido Ji-Paraná. As palestra fazem parte do projeto “Habilidades Sociais e Emocionais e os Desafios do Século XXI”, idealizado pela Secretaria Executiva Regional de Governo polo IV, tendo à frente a secretária Maria Araujo de Oliveira.  

O palestrante alertou sobre as sensações momentâneas causadas pelas drogas, que normalmente minimizam a dor, o desconforto, as frustrações, possibilitando mudanças de consciência, muitas vezes causando sentimento de superioridade, de falsa sensação de elevação da autoestima, possibilitando um estado de prazer que submete e sucumbe o indivíduo, levando-o assim à dependência e, nos piores casos, à morte.

Pedro Paulo explicou ainda que a estrutura hierarquizada do narcotráfico compete com o sistema burocrático do Estado de Direito no que tange às políticas públicas preventivas para lidar com o problema das drogas ilícitas no Brasil. A administração para o narcotráfico impõe situações de atuações para compra, venda, disputa de “território”, atos de vandalismo e criminalidade baseados em suas próprias leis.

No entender do psicólogo, o Estado deve conduzir os jovens de maneira preventiva por meio da educação e esporte. “O melhor caminho para se evitar o uso das drogas ilícitas é fornecer alternativas que não sejam a busca de prazer nas drogas, mas sim em atividades como esportes, músicas, jogos. Isso faz despertar habilidades nos jovens e retirá-los do mundo de ilusões, de uma “viagem” muitas vezes sem retorno”.

As palestras foram finalizadas com um bate-papo entre o psicólogo e os alunos, que fizeram perguntas e esclareceram diversas dúvidas sobre os riscos no consumo de drogas. A direção do Instituto Abaitará agradeceu ao governo do Estado por meio da secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira pelo sempre apoio que vem sendo prestado a unidade de ensino que é uma referência educacional no Estado de Rondônia.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo/Secom

Comentários

Leia Também