Palestrante elogiada pela plateia, Fátima e Glaucione adversárias em 2020, Luizinho é o nome forte da política no Cone Sul

 

Sinjor – A palestra da doutoranda em jornalismo Anielly Laena Dias, na noite de ontem (17) no auditório do Senac, em Porto Velho com o tema “A função do jornalismo na contemporaneidade”, agradou ao bom público que prestigiou o evento promovido pelo Sindicato dos Jornalistas de Rondônia-Sinjor. Anielly, formada na Universidade Federal de Santa Maria-RS foi objetiva e esclarecedora no assunto que abordou. A presidente do Sinjor Sara Duque Estrada e demais diretores estão de parabéns. A desenvoltura de Anielly, que é de Ouro Preto do Oeste, sinaliza que quase soluções para problemas estão em casa, basta valorizar o que se tem ao redor.

Saúde – Como o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que estará completando o segundo ano de mandato no próximo dia 31, já anunciou que fará mudanças na sua equipe de governo a partir de janeiro as especulações são muitas. Já adiantamos pela coluna que o vereador Maurício Carvalho (PSDB), que concluirá o mandato de presidente da Câmara Municipal também no final deste mês, ocupará a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) a partir de janeiro. Maurício é médico.  

Cacoal – A ex-secretária de Educação de Rondônia, Fátima Gavioli, que é de Cacoal, foi candidata a deputada estadual pelo PSB nas eleições de outubro deste ano e somou 4.344 votos ficando na suplência. Fátima está entre os nomes que poderá compor a equipe do governador-eleito coronel Marcos Rocha (PSL), mas ele, ainda, não divulgou sua equipe de trabalho. Mas se comenta com intensidade em Cacoal que a professora Fátima já estaria trabalhando uma candidatura a prefeita, nas eleições de 2020. Caso isso se confirme, sendo ela secretária de Estado, ou não, teremos nas eleições de 2020 pelo menos duas candidatas mulheres: Fátima e a atual prefeita, Glaucione Rodrigues (MDB), que é pré-candidata à reeleição.

Vilhena – O atual prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV) foi eleito na eleição suplementar de junho último, porque a ex-prefeita, Rosani Donadon (MDB), que tinha sido eleita em 2016 teve o registro da candidatura cassado pela Justiça Eleitoral. Em 2016 Eduardo Japonês também foi adversário de Rosani, mas acabou sendo derrotado nas urnas. A ex-prefeita conseguiu se manter no cargo durante quase dois anos. Na eleição de 2018, Eduardo foi eleito e empossado no dia 1º de julho último, para um mandato tampão até 2020.

Vilhena II – Com os Donadon perdendo espaço político na região do Cone Sul, onde sempre “deram as cartas”, hoje a maior liderança regional é o deputado estadual Luizinho Goebel (PV-Vilhena), que foi reeleito com 16.999 votos para um quarto mandato consecutivo. A princípio é que Eduardo Japonês concorra à reeleição em 2020, mas há mobilização em Vilhena, para que Luizinho seja candidato à sucessão do atual prefeito. Se depender de liderança política não há duvida que Luizinho é a “bola da vez” para disputar com enormes chances de vitória a prefeitura em 2020.

Respigo

Os trabalhos hoje (18) na Assembleia Legislativa foram intensos desde a parte da manhã. A sessão extraordinária que discute e vota, dentre outros projetos não menos importante o Orçamento do Estado para 2019, pouco acima de R$ 8 bilhões ocupou a maior parte dos trabalhos legislativos +++ Por volta das 14h, quando foi fechada a coluna os deputados permaneciam no plenário. Como o período de trabalhos parlamentares foram encerrados regimentalmente no último dia 15 os realizados, hoje foram somente os de caráter extraordinário +++ O presidente da Ale Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza), marcou para o dia 22 de janeiro do próximo ano sessão extraordinária. Como foram reeleitos, apenas 50% dos deputados certamente a sessão de 22 de janeiro terá clima de despedida para metade dos parlamentares, inclusive do presidente Maurão, que foi candidato a governador, mas não se elegeu +++ A pauta na tarde de hoje é a diplomação dos eleitos (governador, vice, deputados estaduais e federais, além de senadores. A solenidade inicia às 17h no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também