Partidos políticos em excesso, Emerson descarta pré-candidatura, querem anular eleição em Guajará-Mirim

 Partidos – o Brasil tem registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 35 partidos políticos. Estão esperando a liberação pelo TSE de mais 56 partidos, que estão na fila para regularização. A maioria deles serve apenas como “balcão de negócios” em período eleitoral com a “venda” de preciosos minutos do Horário Eleitoral Gratuito, na verdade muito bem pago pelo povo brasileiro e o enorme volume de dinheiro repassado ao Fundo Partidário, retirado do povo entregue para os políticos “torrarem”. É o fim da rosca...

Candidato – As eleições gerais de 2018 (presidente da República, governador, duas vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) estão na “ordem do dia” em todas as rodas onde o assunto é política. Vários nomes estão sendo especulados, mas poucos, na realidade, têm condições para disputar a sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB), por exemplo. Dois nomes estão na alça de mira: o senador Acir Gurgacz (PDT) e o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho (PMDB).

Candidato II – Além de Acir e Maurão, pré-candidatos declarados, também se especula nos bastidores, o nome do chefe da Casa Civil, Emerson Castro. Experiente, apesar de jovem, Emerson já passou pela Câmara Municipal de Porto Velho, vice-prefeito e secretário de Estado da Educação. Ocupa cargo político da maior importância na administração do governador Confúcio Moura (PMDB). Emerson está filiado ao PMDB e consultado disse que não pretende disputar o governo do Estado em 2018. Mas...

Guajará – Hoje (10) o município de Guajará-Mirim está completando 88 anos de emancipação político-administrativa. Município vocacionado para o turismo, mal explorado pelo Estado, a “Pérola do Mamoré” enfrenta há anos forte crise econômico-financeira. Os últimos prefeitos não conseguiram organizar o município e simplesmente trocaram seis por meia dúzia. A eleição a prefeito de outubro último foi anulada pela Justiça Eleitoral e no último dia 2, foi realizada eleição suplementar elegendo prefeito Cícero Noronha (DEM) tendo como vice o vereador Davino Serrath (PMN).

Denúncia – Há informações que membros de partidos da chapa perdedora encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal e prefeito em exercício, Sérgio Bouez (PSB) estaria entrando com pedido de nulidade da eleição com a alegação de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral. Sobre o assunto, o ex-deputado estadual e ex-prefeito, Dedé de Melo foi irônico: “se abuso de poder econômico anular eleições em Guajará-Mirim, teremos que comparecer às urnas a cada 90 dias”.

Respigo

Administrar Guajará-Mirim não é tarefa simples, pois 93% da área territorial é composta de reservas (indígenas, extrativistas, etc.). São áreas de preservações que não podem serem utilizadas para plantio ou transformação em área urbana +++ O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) reuniu a imprensa na manhã de hoje (10) para apresentar um balanço dos 100 dias de trabalho. Um dos problemas mais complicados da administração é saúde pública, que pouco ou quase nada melhorou +++ Na tarde de hoje (10) a Assembleia Legislativa (Ale) realiza Sessão Solene para homenagear os 100 anos de fundação do jornal diário, “Alto Madeira”, que está completando 100 anos. O AM foi fundado em 15 de abril de 1917 e os proprietários Euro e Luiz Tourinho recebem homenagem das mais justas +++ Já no Paraná, o jornal “Gazeta do Povo”, com 88 anos de fundação fechou as portas na última semana. Com a tecnologia (internet, redes sociais, etc.) o jornalismo impresso perdeu muito espaço, mas em grande parte devido à incompetência de quem dirige; ou pensa.

Autor / Fonte: Waldir Costa/ Rondoniadinamica

Comentários

Leia Também