PATRIMÔNIO - Preservação e recuperação da EFMM são discutidas no MPF

PATRIMÔNIO - Preservação e recuperação da EFMM são discutidas no MPF

 As condições de funcionamento e manutenção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), um dos principais pontos turísticos de Porto Velho, foram tema de uma nova reunião na sede do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF). Desde que assumiu, o prefeito, dr Hildon Chaves tem buscado atender a liminar expedida pela Justiça Federal em fevereiro do ano passado, resultado de uma ação civil pública movida pelo MPF, onde a prefeitura, governo de Rondônia e União são obrigadas a cumprir uma série de determinações.

Entre as atribuições, a prefeitura ficou responsável pela limpeza e jardinagem no pátio e no entorno do Complexo, iluminação e retirada dos ambulantes do espaço. Já o conserto do deck de madeira e a reforma dos banheiros, ficou a cargo da União.

O novo encontro foi motivado após vistorias da Procuradora da República, Gisele Bleggi, para avaliação do cumprimento das medidas. Segundo ela, a prefeitura vem executando suas obrigações, mas novas recomendações acordadas com o próprio prefeito serão solicitadas, entre elas a proibição do tráfego de veículos dentro da praça.

O Prefeito lembrou que os ambulantes já foram retirados. "Agora estudamos alternativas para a realocação deles, para que assim exerçam sua atividade econômica", disse Hildon que ainda discutiu com a procuradora as possibilidades para que o trem seja reativado no trajeto até a Santo Antônio.

Pontuadas como medidas de responsabilidade do município, a limpeza e a manutenção da iluminação já foram feitas. Mutirões foram realizados recentemente e a troca de lâmpadas também foi providenciada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur). O presidente da Funcultural, Antonio Ocampo, que também esteve presente, lembrou que apesar de não ter sido determinado à prefeitura, a reativação dos banheiros e de restauração do deck estão sendo providenciados.

"Já estamos levantando o projeto de reforma dos banheiros e o nosso próprio corpo de engenheiros está trabalhando para a construção de uma nova estrutura no deck. A limpeza esta acontecendo constantemente e a iluminação já foi toda recuperada", disse o prefeito.

Outra providência que já está sendo adotada é o resgate de uma escavadeira histórica, denominada 'New Bucyrus', parcialmente presa em um barranco do Rio Madeira e que corre risco de ser totalmente soterrada. "Pedimos o orçamento do custo e por meio de um repasse da Funcultural ao 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) será feita a retirada do patrimônio", detalhou Ocampo.

Autor / Fonte: Comdecom

Comentários

Leia Também