PF se movimenta no Estado, 80% de renovação nas câmaras municipais e greve coloca Hildon em xeque



Federal – Crescem os comentários que a Polícia Federal (PF) irá realizar uma operação monstra no Estado. Ontem (14) à tarde um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve sobrevoando um órgão público na capital. O que mais chamou a atenção foi a altitude, muito baixa e a porta aberta com um patrulheiro à vista. A aeronave voou pelo menos quatro voltas em torno do local.

Federal II – Outra informação que leva as pessoas a acreditarem que está na iminência de ocorrer uma operação da PF em Rondônia é o desembarque, de um número considerável de policiais federais esta semana na Base Aérea de Porto Velho. Como há o anúncio da realização de uma ação de porte da PF, que estaria relacionada a construção das usinas (Jirau e Santo Antônio) no rio Madeira, em Porto Velho, o clima é de apreensão no Estado, pois deverá envolver figurões como empresários, políticos e assessores. Vamos aguardar...

Reeleição – Na coluna de ontem informamos que o índice de reeleição de vereadores no Brasil foi de 80%. Erramos. A média de reeleição em todo o Brasil foi de 50%. Em Rondônia a renovação ficou bem acima da nacional: aproximadamente 80% das câmaras municipais foram renovadas. 80% “caras novas” estão compondo os parlamentos mirins desde o início do ano. O número é considerável e um alerta dos eleitores para os políticos.

Saúde – Sem problemas os membros do Conselho Estadual de Saúde (CES) aprovaram esta semana o Plano Estadual de Saúde para este ano. Segundo o presidente do CES, Raimundo Nonato Soares os conselheiros aprovaram o plano de saúde 2017, e a terceirização do Barco Hospital Walter Bártollo ficou para discussão na sessão do próximo dia 22. Mas a disposição dos conselheiros é de evitar terceirizar, pois o custo é maior e o serviço não funcionou em nenhum Estado onde as Oscip atuaram, porque não deram conta do recado.

Greve – A decisão dos servidores da Prefeitura de Porto Velho em deflagrar greve geral a partir do próximo dia 20 é um problema dos mais complicados para o prefeito Hildon Chaves (PSDB) e sua equipe resolverem. Os servidores exigem que o prefeito revogue a Lei que extinguiu o quinquênio, aprovada na Câmara Municipal. Se revogar será réu confesso por admitir que agiu de forma incorreta; se mantiver terá que achar uma forma para se evitar o movimento paredista.

Respigo

O governador Confúcio Moura (PMDB) não participou da sessão de reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa (Ale) na manhã de hoje (15). O vice-governador Daniel Pereira (PSB) foi quem saudou os deputados e desejou sucesso aos membros do legislativo estadual para o ano que se inicia +++ A deputada Rosângela Donadon (PMDB-Vilhena) é a única representante da mulher no Parlamento Estadual. Glaucione Rodrigues (PMDB) se elegeu prefeita de Cacoal e renunciou o cargo na Assembleia Legislativa e Lúcia Tereza (PP-Espigão do Oeste), que faleceu no último mês de dezembro +++ Muito movimentada no dia de hoje (15) a Ale desde as primeiras horas da manhã. Estacionar às imediações da Casa do Povo não foi tarefa fácil durante todo o dia +++ As eleições suplementares em Guajará-Mirim, que serão realizadas no dia 2 de abril próximo, terão dois candidatos.  O prefeito interino Sérgio Bouez (PSB) tendo como vice o empresário Antonio Nogueira (PDT) e o empresário Cícero Noronha (DEM) com o vereador Davino Serrath (PMN) na vice. 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondoniadinamica

Comentários

Leia Também