Pipas com linhas chilena e cerol colocam em risco a vida de pessoas

Pipas com linhas chilena e cerol colocam em risco a vida de pessoas

Soltar pipas é uma das brincadeiras preferida pelas crianças e adultos, além de ser divertida é considerada saudável, isso quando é praticada com segurança e em local adequado. O que não é o caso do que vem ocorrendo na cidade de Ouro Preto do Oeste, onde alguns dos pipeiros vem utilizando linhas com cerol e chilena em vias públicas, colocando em risco a vida dos condutores de bicicletas e motocicletas.

É o caso de uma auxiliar de escritório de 24 anos, que teve seu pescoço lesionado por uma linha com cerol enquanto transitava de motocicleta pelo bairro Amazon Park na tarde deste domingo (12) por volta das 14h. Por sorte, a vítima estava em baixa velocidade, o que evitou uma tragédia. A linha ainda cortou parte do suporte do retrovisor do veículo.

No município existe em vigor o Decreto n° 6.603, de 04 de fevereiro de 2008 que proíbe a soltura de pipa com linha chilena e cerol. As pessoas que descumprirem esta determinação poderão ser multadas em até um salário mínimo em caso de reincidência. Quando se tratar de menor de idade, os pais é que serão penalizados.

Infelizmente muitos dos servidores municipais responsáveis por esta fiscalização se quer tem conhecimento deste decreto, e os que têm, não o coloca em pratica alegando a falta de funcionários e de um veículo.

De acordo com o comandante da 3ª Cia da Polícia Militar, capitão PM Bruno Costa, quem for pego soltando pipa utilizando linha chilena ou com cerol poderá ser enquadrado no Artigo 132 do Código Penal: “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”, com a pena prevista de detenção de três meses a um ano, isso se o fato não constituir crime mais grave.

Bruno explicou que os pais têm a responsabilidade com relação aos seus filhos menores de idade que por ventura vierem a soltar pipas com linhas contendo material cortante, podendo eles ser conduzidos, caso constate que haja perigo para a vida ou saúde de outra pessoa, e serão enquadrados no artigo 132 do Código Penal, e o material, caso se constate que seja linha chilena ou com cerol, será apreendido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil.

A maior concentração de pessoas soltando pipas ocorre no bairro Amazon Park, onde moradores reclamam que já tiveram seus quintais invadidos por pipeiros, que pulam os muros para resgatarem suas pipas. Os reclamantes relatam que estas pessoas se aglomeram em frente sua casas, ligam o som no volume muito alto, alguns deles gritam e até chegam a brigar.

Alguns dos moradores alegam que não tem a quem recorrer, já que a única alternativa seria a Polícia Militar, no entanto, os reclamantes argumentam que às vezes em que ligaram obtiveram a resposta de que a viatura estaria atendendo outra ocorrência.

Linhas proibidas

A linha chilena é uma espécie de cerol industrializado e com poder de corte quatro vezes maior do que a linha com cerol que por sua vez é a mistura caseira de vidro moído e cola. Infelizmente, grande parte das pipas que se veem nos céus da cidade de Ouro Preto do Oeste utiliza em suas linhas estes materiais cortantes.

Autor / Fonte: Gazeta Central

Comentários

Leia Também