Prefeitura vistoria escolas municipais e constata necessidade de melhorias

Prefeitura vistoria escolas municipais e constata necessidade de melhorias

A Prefeitura realizou durante os últimos dias vistoria em toda a rede de ensino municipal uma extensa vistoria em toda a estrutura física para identificar os principais problemas a serem resolvidos. O secretário de Educação, Clésio Almeida, e o prefeito, Eduardo Japonês, fiscalizaram os prédios para assinarem ordens de serviço para a manutenção ou reforma dos prédios a fim de dar condições adequadas para os estudantes.

Os servidores aproveitaram o período de férias para promoverem uma extensa limpeza das unidades escolares, visto que algumas estavam em situação de abandono. Clésio explicou que para que as escolas não sofram com falta de manutenção, elas deverão ter mais autonomia para aplicar recursos. “Estamos trabalhando no plano de descentralização de recursos para que escolas tenham maior autonomia e eficácia nas manutenções. Isso será implantado, de modo que alunos e professores contemplem um ambiente de ensino digno, favorecendo, inclusive melhor índice de aprendizagem”, garantiu.

Conforme as visitas acontecem, o prefeito determina o início de serviços de forma imediata. Reparos em encanamentos, rede elétrica das unidades, instalação de ventiladores, além da colocação de divisórias em algumas salas, vistoria do telhado, melhoria nos forros, troca de maçanetas de portas, reparações e instalações de cubas dos banheiros são algumas benfeitorias em curso.

“Faremos um levantamento geral das condições do ensino e o que for preciso para adequar nós faremos. Aquelas escolas que têm problemas maiores serão priorizadas e mais visitas como essas serão feitas para que entendamos de perto os pedidos e as necessidades dos professores e servidores”, explica Japonês.

Também foram visitadas escolas da zona rural, algumas das quais já passam por reformas. Na ocasião, também esteve presente na unidade de ensino a coordenadora regional de educação, Oracira Godinho, representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Vilhena,.

A comissão das secretarias, direção da escola, juntamente com os engenheiros das unidades, Semed e Seduc, fizeram apontamentos sobre o projeto de construção das salas da escola Maria Paulina que servirão à demanda das turmas de Mediação Tecnológica do Estado de Rondônia, que dará atendimento à comunidade de Nova Conquista.

CRONOGRAMA E REGISTRO - No período que sucedeu a transição das administrações e posse dos novos diretores de cada escola, as vistorias iniciais têm como finalidade passar a limpo a situação de cada unidade de ensino. As blitz foram realizadas sem agendamento no período de recesso escolar, entre os dias 9 e 20 de Julho.

Foram verificadas instalações de forma geral, inclusive cozinhas passaram por diligência para averiguar estoque das despensas. Assegurando a conformidade na volta às aulas nesta semana. As vistorias somam extenso registro fotográfico sobre as condições de cada unidade e ordens de serviços geradas, já em andamento.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura

Comentários

Leia Também