Profissionais da saúde participam de capacitação no tratamento Leishmaniose

Profissionais da saúde participam de capacitação no tratamento Leishmaniose

A leishmaniose tegumentar é uma doença provocada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família Trypanosomatidae, que se caracteriza por apresentar feridas indolores na pele ou mucosas do indivíduo afetado. O tratamento preconizado consiste na aplicação, em grandes quantidades, de medicamentos contendo antimônio pentavalente por via intramuscular ou intravenosa.

Visando a qualidade no tratamento, os profissionais da saúde participaram de uma capacitação promovida e intermediada pela V Gerência Regional de Saúde, por meio da enfermeira Renata Tolentino, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura (RO) e de Alto Alegre dos Parecis (RO), o curso, que teve duração de dois dias, contou com a presença de facilitadores atuantes na área. A capacitação foi organizado em dois momentos: teórico e prático.

“O novo tratamento resulta em maior segurança para a saúde do paciente, pois o antimônio pentavalente pode ter efeitos tóxicos acumulativos. Enquanto que na alta dosagem o paciente sente sintomas adversos mais agressivos, chegando a interromper o tratamento, no intralesional isso fica reduzido. Isso sem diminuir a eficácia. Estudos indicam que a eficácia do novo tratamento é superior a 80%. A literatura brasileira ressalta que a média nacional para o tratamento convencional fica em torno de 70%”, reforça o Dr. Rodrigo Aparecido Pereira Lima, facilitador da capacitação.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura

Comentários

Leia Também