Profissionais de saúde definem estratégias para vacinação contra a gripe

Profissionais de saúde definem estratégias para vacinação contra a gripe

Profissionais de saúde se reuniram em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, para definir estratégias para a imunização contra a gripe dos grupos prioritários. A campanha de vacinação iniciará no dia 17 de abril. Neste ano, professores também serão imunizados, além das pessoas inseridas nos grupos que possuem prioridade.

Campanha de vacinação está programada para iniciar em 17 de abril (Foto: Rogério Aderbal/G1)

No município, a vacinação terá início no dia 17 abril. A dose será disponibilizada apenas para as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, que são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas, presidiários e servidores do sistema prisional.

De acordo com a coordenadora de imunização em Cacoal, Elizete Rangel, a novidade deste ano é a inclusão dos professores ao público prioritário.

“Além dos grupos prioritários, neste ano, os professores foram inclusos pelo Ministério de Saúde. Todos os profissionais das redes públicas e privadas, que atuam na educação infantil, fundamental, médio, graduação e pós-graduação poderão ser vacinados, mas isso será mediante a uma lista, que será encaminhada para a Secretaria de Saúde para definir a data de imunização desses profissionais”, revela.

As doses da vacina estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir do dia 17 de abril. Os grupos prioritários têm até o dia 26 de maio para se imunizarem. No caso das pessoas com doenças crônicas, é importante a apresentação do receituário médico.

“Para as pessoas que não podem comparecer nas unidades de saúde pela manhã, poderão se imunizar no ‘Dia D’ da campanha, que será no dia 13 maio, onde todos os pontos de vacinação ficaram abertos até às 17 horas”, aponta.

Quem faz parte dos grupo prioritários deve procurar o posto de saúde assim que iniciar a imunização, já que a vacina leva em media 10 dias para ter eficácia, segundo o Ministério da Saúde. Em Cacoal, os pontos de imunização ficam abertos das 7h30 às 12h.

Autor / Fonte: Rogério Aderbal, G1 Cacoal e Zona da Mata

Comentários

Leia Também