RD POLÍTICA – Guajará elegerá prefeito em março, estudos da Tabajara concluído e médicos reprovados

RD POLÍTICA – Guajará elegerá prefeito em março, estudos da Tabajara concluído e médicos reprovados

Eleição – No próximo mês de março será realizada eleição complementar a prefeito e vice de Guajará-Mirim, porque o prefeito eleito em outubro último, Antônio Bento (PMDB) foi considerado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e não conseguiu reverter o quadro nas três instâncias. Gerson Maia (PHS) é um dos candidatos na eleição suplementar na Pérola do Mamoré.

Tabajara – O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) é um dos responsáveis pela construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara, no rio Machado, no município de Machadinho do Oeste. Estudos foram feitos a pedido da Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel e publicados no “Diário Oficial da União” do último dia 7. A fase seguinte será a conclusão do licenciamento ambiental, iniciado em janeiro último. Posteriormente o lançamento pela Aneel do edital de concessão. Raupp diz que a expectativa é do aumento de emprego e renda na região polarizada por Machadinho. A usina terá capacidade de geração de 400 megawatts.

Café – A política do governo do Estado de incentivar o plantio de mudas de café clonal ganha espaço no campo. Graças à emenda de R$ 100 mil do deputado estadual Marcelino Tenório (PRP-Ouro Preto) serão distribuídas, gratuitamente 26 mil mudas de café clonal, tipos conilon e robusta a produtores rurais do município pela Emater. O café, além de fixar as famílias no campo garante economia forte para os municípios e consequentemente para o Estado.

Médicos – A formação acadêmica no Estado de São Paulo, na área de medicina está em xeque. Exames de avaliação do Conselho Regional de Medicina do Estado de S. Paulo (Cremesp) realizados em 2016 com médicos recém-formados constataram que 56,4% estavam inaptos para o exercício da profissão, porque não atingiram a margem mínima de acerto. Devido à relevância da profissão onde o erro geralmente é fatal, o resultado da avaliação preocupa.

Secretaria – Antes de sessão de abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa (Ale) neste ano, marcada para a próxima quarta-feira (15), deverá ser eleito o deputado que ocupará a 2ª secretaria da Mesa Diretora, cargo vago com a eleição de Glaucione Rodrigues a prefeita de Cacoal. Como o cargo é relevante devido a sua importância na estrutura da Casa, a disputa é generalizada. Provavelmente teremos uma sessão extraordinária antes da próxima quarta-feira para eleger o novo titular da 2ª secretaria.

Respigo

Na sexta-feira (10) ocorrerá solenidade de Assinatura de Ordem de Serviço para pavimentação asfáltica da Rua Tenente Brasil, em Ji-Paraná. O evento será no local às 9h, e os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT/Ji-Paraná) +++ Será encerrado amanhã (10) o workshop que o governo do Estado está promovendo esta semana em Porto Velho, para prefeitos e secretários municipais no Palácio Rio Madeira. O tema Governança para o Desenvolvimento tem como foco o desenvolvimento, seguro e sustentável +++ É enorme a ansiedade pela conclusão do levantamento que o novo presidente do Instituto de Previdência do Município-Ipam de Porto Velho, João Bosco Costa, determinou na autarquia. As denúncias de irregularidades são muitas e checar a situação de forma criteriosa é a maneira correta para não se meter em encrenca no futuro +++ Uma das medidas é cortar o vínculo com o legislativo municipal. Pessoas eram nomeadas no Parlamento Mirim com a finalidade única de realizar procedimentos cirúrgicos complexos e posteriormente exoneradas +++ A utilização corrupta do órgão está sendo minuciosamente analisada. Muita água –suja– ainda irá passar embaixo da ponte; é só uma questão de mais dias, menos dias.

Autor / Fonte: WC / rondoniadinamica

Comentários

Leia Também