Recapeamento movimenta centro de Porto Velho, Marcos Rogério é juventude no Senado, Léo Moraes, Vinícius Miguel e Mariana disputam Prefeitura da capital

 Senado – A baixa votação do senador Valdir Raupp (MDB-RO), nas eleições do último domingo (pouco mais de 80 mil votos) que em 2010 foi reeleito com 481.284 votos surpreendeu, mas de forma negativa. O ex-governador, Ivo Cassol (PP), que deixou o governo para disputar o Senado, na época, dizia que seria o mais bem votado e superaria a casa de um milhão de votos. Perdeu para Raupp e somou 453.812 votos. Fátima Cleide (PT), terceira colocada em 2010 contabilizou 225.148 votos, quase cinco mil a menos que o segundo colocado das eleições deste ano, Confúcio Moura (MDB), que obteve 230.361. Raupp e Cassol somaram mais de um milhão de votos em 2010.

Senado II – Méritos para deputado federal e presidente regional do DEM, Marcos Rogério, que deixou uma reeleição considerada tranquila para enfrentar políticos considerados bons de votos, como Confúcio e Raupp. Mesmo assim Marcos Rogério não ficou muito distante dos mais de 480 mil votos de Raupp e os mais de 450 mil votos de Cassol em 2010. O jovem deputado obteve 324.939 votos e surge como uma das mais fortes lideranças do Estado, posição que terá que dividir com o deputado estadual Léo Moraes (Podemos-PVH), eleito deputado federal com quase 70 mil votos.

Jovens – A partir das eleições deste ano, que serão encerradas no próximo dia 28, com a realização do segundo turno a presidente da República e governador em vários Estados, inclusive Rondônia não teremos mais reeleição. A partir das eleições de 2020 (prefeitos e vereadores) não ocorrerá mais reeleição a cargos majoritários: presidente da República, governadores e prefeitos. A expectativa é que a disputa pelo cargo de prefeito de Porto Velho, a princípio, sinaliza que será entre três jovens, que se destacam na política estadual.

Prefeitura – Nas eleições (2020) a prefeito e vereador em Porto Velho três nomes jovens certamente estarão disputado espaços. O deputado estadual, Léo Moraes (Podemos), eleito deputado federal com quase 70 mil votos, o mais bem votado do Estado é um deles. Mariana Carvalho (PSDB) reeleita deputada federal com pouco mais de 35 mil votos, bem menos que os mais de 60 mil nas eleições de 2014 é nome expressivo para a sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB). Mariana já disputou a prefeitura em 2012 e já foi vereadora, na capital, a exemplo de Léo, que passou pelo legislativo municipal.

Debutante – O professor universitário, Vinícius Miguel (Rede) disputou o governo do Estado no último dia 7 debutando na política. Foi o quarto mais bem votado com mais de 110 mil votos, obteve mais de 60 mil votos somente na capital e durante o processo de apuração em vários momentos esteve a frente. Além de Léo e Mariana, Miguel já se apresenta como um nome com muitas condições de almejar a prefeitura da capital. Hoje Porto Velho prenuncia que a partir de 2021 a prefeitura terá um jovem prefeito no comando dos trabalhos, resta saber quem: Léo, Mariana ou Vinícius. A princípio um trio com sinônimo de qualidade, seriedade e juventude. Se não estragar na capação...

Respigo

O recapeamento de várias quadras das ruas Joaquim Nabuco e Marechal Deodoro no centro de Porto Velho está sendo motivo de elogios ao prefeito Hildon Chaves (PSDB). O material empregado é de qualidade e, mesmo com o trabalho sendo feito durante o dia, tem a simpatia do povo +++ Politicamente há quem defenda que trabalhos de recapeamento, pavimentação, saneamento básico não devem ser feitos durante os dias úteis, mesmo criando, ainda, mais problemas para o conturbado trânsito da capital. Mas há quem defenda o prefeito Hildon e sua equipe, pois é uma maneira de a população acompanhar o desenvolvimento das obras +++ Após quase dois anos sendo mais criticado que elogiado, Hildon vem fazendo as pazes com a população. Bom para todos +++ Há tempo os céus de Porto Velho não permanecia nublado e com garoa constante como ocorreu hoje (11). Por pouco tempo o sol marcou presença, assim mesmo de forma amena com a temperatura máxima em torno de 28 graus +++ Expedito Júnior (PSDB) e Marcos Rocha (PSL) disputam as eleições em segundo turno em Rondônia no próximo dia 28. Quem conseguir se organizar em pelo menos 19 dos 52 municípios do Estado, principalmente Porto Velho com colégio eleitoral em torno de 320 mil eleitores será o novo governador +++ É o que dizem quem trabalha na política 24 horas porque o grupo de municípios detém cerca de 70% dos votos do Estado. Quem tiver competência que se estabeleça, pois no primeiro turno os coordenadores “lambe-botas” conseguiram derrubar seus candidatos, alguns deles favoritos.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Leia Também

Loading...