Redução de mortes no trânsito marcam aniversário do DETRAN-RO

Redução de mortes no trânsito marcam aniversário do DETRAN-RO

 No próximo sábado (21), o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO) comemora 31 anos de criação. A Autarquia tem como missão planejar, coordenar, fiscalizar, controlar e executar a política de trânsito, bem como cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito no âmbito do Estado de Rondônia.

Consciente de que as ações educativas e de fiscalização são vetores para tornar a relação entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres mais harmônica, o DETRAN-RO tem investido mais nesse campo, comemorando a redução nos índices de vítimas fatais em acidentes de trânsito no Estado, desde 2012.

Os dados de 2016, através de pesquisas feitas pela Coordenadoria do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), mostram um índice de 5,3 vítimas fatais por 10.000 veículos. Dessa forma houve uma redução de 7,02% se comparado aos anos anteriores.

As ações realizadas pela Diretoria de Educação são divididas em permanentes, periódicas e interdisciplinares, trabalhando em prol de toda a comunidade, desde o público infantil ao adulto, através do projeto Anjos do Trânsito, blitzes educativas e palestras lúdicas em escolas e empresas privadas.

A queda na quantidade de vítimas fatais é explicada pelo aumento da conscientização no trânsito, através das ações realizadas pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET) e operações de fiscalização, como a Lei Seca, realizada pela Diretoria Técnica de Operações (DTO).

“O DETRAN-RO tem notado mudança no comportamento dos condutores. As ações educativas e de fiscalização são as principais formas encontradas para orientar os condutores sobre as consequências das más escolhas no trânsito”, explica o Diretor Técnico de Educação de Trânsito, Solano Ferreira.

Para o Diretor Técnico de Operações, Hugo Correia, a operação Lei Seca impulsiona a educação e fiscalização de trânsito, pois além de auxiliar no combate a inadimplências e infrações, orienta os condutores e passageiros abordados.

Desde 2016, o DETRAN-RO vem atuando em uma série de projetos e ações buscando excelência na prestação de serviços, como:

Agilidade na emissão de documentos

Garantir agilidade nos serviços prestados à população é uma das missões do Departamento, com isso desenvolveu a baixa de pagamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) em 15 minutos, que possibilita a emissão desses documentos em menos de 24 horas. Com isso, fica a critério do condutor a escolha de receber em domicílio seu documento, através dos Correios.

Tecnologia

O sistema Detrannet impulsiona a desburocratização, unificando todos os links de sistema de veículos, facilitando o trabalho dos servidores, das empresas de vistorias, fabricantes de placas, despachantes e concessionárias. O principal objetivo do sistema é facilitar a prestação de serviços a sociedade com atendimento via internet, sem a necessidade do deslocamento às Ciretrans e pontos de atendimento do DETRAN.

Contratações

O DETRAN-RO ampliou sua rede de pagamentos de taxas aos usuários através da contratação de Agentes Financeiros para arrecadação, por meio de convênios com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bancoob e Santander e seus correspondentes bancários. Contratou novas empresas de vigilância e nova empresa de emissão de CNH.

Aquisições

Dentre as aquisições da Autarquia, está a compra de 20 novos veículos adquiridos no ano de 2016, garantindo a renovação da frota.

Já os investimentos em informática chegaram ao total de empenho de R$10.494.831,22, entre materiais permanentes e de consumo.

O DETRAN-RO também implantou o ponto biométrico. Os relógios de ponto eletrônicos permitem aos responsáveis de cada setor controlar com mais facilidade o número de horas trabalhadas, bem como as horas extras. Vale registrar que a biometria é o método mais seguro para computar o horário de entrada e saída de cada funcionário, destacando que os dados biométricos são únicos, por isso, a probabilidade que ocorram fraudes é praticamente nula.

Reformas

Entre os anos de 2015 e 2016, o Detran-RO investiu R$ 6 milhões em melhorias nas unidades da Autarquia. As obras foram realizadas em Porto Velho, Alvorada do Oeste, Pimenta Bueno, Nova Mamoré, Corumbiara, Nova Brasilândia.  E ainda, investindo na construção de pista de teste e mini escola de trânsito nos municípios de Jaru e Ouro Preto.

A Autarquia também trabalha para manter a condição física dos prédios, obras de revitalizações elétricas, hidráulicas e de reparos nas estruturas

Convênios                                                 

Novos convênios foram celebrados, dentre eles com as prefeituras da capital e interior para implantação de sinalização vertical, horizontal semafórica e complementar, conforme divulgado pela Coordenadoria de Engenharia do DETRAN (Cenge) e Gerência de Contratos e Convênios do DETRAN (Gerconv). De acordo com a Diretoria Administrativa Financeira mais 2 milhões foram investidos na implantação dessa sinalização.

“Há trinta e um anos o Departamento tem a incumbência de difundir a política de educação para o trânsito, provocando a mudança de comportamento nas pessoas de modo a reduzir os índices de acidentes”, destacou o diretor geral do Detran, José de Albuquerque Cavalcante

Autor / Fonte: ASCOM

Leia Também

Comentários