Rondônia fica em 4º lugar entre os melhores cafés do Brasil

Rondônia fica em 4º lugar entre os melhores cafés do Brasil

 Indígena de Rondônia se destacam na produção de café com sustentabilidade

Rondônia fica em 4º lugar no ranking de melhor café do Brasil. Esse foi o resultado final da Semana Internacional do Café – 2018, que encerrou-se no final da noite de sexta-feira, 9, em Belo Horizonte/MG. O produtor Diones Mendes, de Cacoal, comemorou o quarto lugar no Coffee Of The Year Brasil 2018. A classificação foi destacada pelo governador Daniel Pereira que esteve acompanhando toda a delegação do Estado durante os três dias de evento que serve de vitrine para os produtores, pois gera interesse de compradores pelo produto e enfatiza a qualidade da região produtora.

O resultado consolida o Estado entre os grandes produtores de café do país. O governador tem massificado o crescimento do agronegócio de Rondônia e destacado o comprometimento dos cafeicultores visando uma maior produtividade nos últimos anos com a modernização das lavouras e o investimento em novas mudas mais produtivas.

Os cafeicultores de Rondônia chegaram a ser destaques e chamaram a atenção durante a Semana Internacional do Café. Nos últimos anos, Rondônia ampliou sua representatividade no cenário da cafeicultura, inclusive no quesito qualidade da bebida. A sustentabilidade, de acordo com o que tem dito governador Daniel Pereira, é outro aspecto fundamental e que tem contribuído para agregar valor ao produto.

Vale ressaltar que o café de Rondônia passou por um rigoroso processo de seleção. Os critérios foram baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como em notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI).

Durante uma entrevista na capital mineira, o governador chegou a ressaltar que o objetivo do estande, neste ano, vai além de oferecer informações sobre as lavouras da região e degustação da bebida fabricada por lá. A proposta é proporcionar uma imersão na forma de cultivo do café rondoniense, evidenciando a sustentabilidade.

O alto nível de qualidade do café de Rondônia já pôde ser comprovado antes mesmo do evento, uma vez que mais de 400 cafeicultores enviaram suas amostras para que pudessem disputar o prêmio Coffee Of The Year Brasil 2018. Dos concorrentes a melhor bebida de café canéfora apenas 30 foram selecionados, dos quais 7 do Estado, sendo 2 deles de comunidades indígenas: Aruá e Tupari.

O resultado em Minas Gerais reflete no fortalecimento da cafeicultura em Rondônia. Nos últimos seis anos, segundo dados apontados pela Embrapa, o Estado passou a ser o quinto maior produtor de café do Brasil e o maior da Região Norte.

O evento é hoje uma das principais ações de promoção do café de Minas Gerais e do Brasil e tem como foco desenvolver o mercado brasileiro e divulgar a qualidade dos cafés nacionais para o mercado interno e para os países compradores além de potencializar ao máximo o resultado econômico e social desse setor.

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Reuniu, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro.

  Fotos: Arquivo Secom e Renata Silva - Embrapa

Autor / Fonte: Paulo Ricardo Leal

Comentários

Leia Também