Rondônia figura entre Estados com menor número de praticantes de atividade física

Rondônia figura entre Estados com menor número de praticantes de atividade física

Rio de Janeiro, RJ –  Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a maioria dos brasileiros não está se exercitando. De acordo com os dados do suplemento "Prática de Esporte e Atividade Física" da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, 100,5 milhões de brasileiros acima de 15 anos não praticaram esporte ou atividade física no ano analisado, o que corresponde a 62,1% dessa população.

Confira a íntegra abaixo

Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física 


A pesquisa feita pelo IBGE levou em consideração o entendimento do entrevistado sobre o que, para ele, seria classificado como esporte ou atividade física. Dessa forma, algumas modalidades, como caminhada, foram classificadas nas duas categorias. 

No caso da prática esportiva, cerca de 76% dos brasileiros acima de 15 anos não participaram de nenhum esporte ao longo de 2015. Nesse quesito, o Rio de Janeiro foi o estado com pior desempenho: somente 18,9% da população afirmou praticar alguma modalidade.

O Rio já havia trazido maus resultados na pesquisa "Vigitel Brasil 2016", divulgada pelo Ministério da Saúde em abril, mas em âmbito municipal. Comparada com as outras capitais do país, a cidade do Rio registrou maior percentual de diabéticos (10,4%) e hipertensos (31,7%). Nesse contexto, o novo dado da PNAD sobre atividade física é mais um alerta para o estado.

A unidade da federação com maior índice de moradores que praticam algum esporte foi o Amazonas, com 32,2%, seguido de Santa Catarina, 28,6%, e Mato Grosso, 28,5%. Ao lado do Rio, nas piores colocações estão Alagoas (19%) e Rondônia (19,9%).

Autor / Fonte: O Globo

Comentários

Leia Também