Sebrae leva Educação Empresarial a educadores de Porto Velho e distritos

Sebrae leva Educação Empresarial a educadores de Porto Velho e distritos

 Mais de mil profissionais da educação municipal participaram de congresso e fórum sobre educação infantil

Educadores do município de Porto Velho participaram nesta quarta e quinta (19 e 20) do II Congresso Municipal de Educação e Fórum de Educação Empreendedora no auditório da Unopar em Porto Velho. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Sebrae em Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia (Unir). Estiveram presentes o prefeito Hildon Chaves, o diretor técnico do Sebrae em Rondônia Samuel Almeida, o secretário municipal de educação César Licório, a secretária adjunta da Semed Gláucia Negreiros, além de aproximadamente 1.200 educadores de escolas públicas do município. O objetivo foi encontrar estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem na rede pública. Durante o evento, profissionais do Sebrae ministraram palestras sobre educação empresarial e seus primeiros passos, voltadas para crianças do ensino infantil.

“Uma temática fundamental para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico da região é o empreendedorismo, que faz toda diferença para uma sociedade que quer se transformar. É um congresso, é um fórum de educação que promove o crescimento de uma temática que precisa do comprometimento da base da sociedade, porque seus filhos estão nas escolas, estão se capacitando, crescendo, e esse crescimento precisa de conteúdo para que se possa gerar competitividade empresarial  aos pequenos negócios da nossa região”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Para o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves a parceria entre Sebrae e prefeitura  é fundamental: “O Sebrae nos traz a experiência de gestão, e ela deve ser incorporada ao dia a dia das nossas escolas, é esse o diferencial. Há doze anos que não se fazia um congresso desse porte, então é importante reunir os nossos professores. 90% dos nossos professores estão aqui discutindo os avanços na educação e o que nós queremos para a educação do nosso município, e essa postura da prefeitura já se refletiu no aumento da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que estava estagnado há dez anos em 4,8, e hoje está em 5,1. E o Sebrae vem nesse momento, em que estamos avançando, para nos dotar dos instrumentos de gestão”, explanou.

E a escola municipal de educação infantil José Augusto da Silva do distrito de Extrema foi uma das homenageadas por ter alcançado o Ideb 6,4. “É o reconhecimento do nosso trabalho que é feito em conjunto, não só dos professores, mas de todos que trabalham na escola. A gente tem o compromisso de sempre melhorar a educação e de sempre buscar o melhor para os nossos alunos. Não existe a fórmula mágica, existe o esforço em conjunto pela educação”, afirma Lucineide Ferreira Oliveira, vice-diretora da escola rural.

Um dos convidados palestrantes do evento voltado à educação no município foi o professor mestre José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, em Portugal. “Quero repassar a esses educadores que o Brasil tem tudo que precisa para melhorar a educação e que não é um europeu, como eu, que vai dizer o que se precisa fazer. Eu percorro o país de ponta a ponta e o que vejo é que, temos professores extraordinários, grandes teóricos, grandes projetos, mas que passam na sombra porque o brasileiro tem síndrome do vira-lata, pensam que o que vem de fora que é bom. Encontrei no Brasil aquilo que um europeu não esperaria encontrar: educadores desvalorizados, mas que querem melhorar a vida das crianças e jovens, e encontrei instituições como o Sebrae que apoiam os professores”, afirmou Pacheco. 

Durante todo o evento, a acessibilidade foi inclusa com a língua brasileira de sinais no contexto da escola bilíngue. Professores se revezavam na tradução das falas dos convidados.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae em Rondônia, acesse o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 080 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130-5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Autor / Fonte: Sebrae

Comentários

Leia Também