Sedam renova licença de operação do aterro sanitário do município

Sedam renova licença de operação do aterro sanitário do município

A renovação da licença de operação do aterro sanitário no município de Novo Horizonte foi anunciada pelo secretário de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Hamilton Santiago, em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (19) com a participação do governador Daniel Pereira e de membros do Consórcio Intermunicipal da Região Centro-Leste de Rondônia (Cimcero).

‘‘Nós estamos agora renovando a licença de operação e assim evitando que os municípios que fazem uso desse aterro tenham que destinar os resíduos para locais longínquos e com mais custos’’, disse o secretário. A licença foi uma das principais demandas apresentadas pelo consócio.

‘‘É de extrema importância essa atenção especial aos aterros sanitários do estado. Nós viemos solicitar agilidade para a licença de operação do aterro sanitário de Novo Horizonte e fomos surpreendidos com informação que a licença está sendo emitida hoje. Isso nos trouxe grande felicidade’’, disse a prefeita de São Francisco do Guaporé e presidente do Cincero, Gislaine Clemente.

A Coordenadoria de Licenciamento Ambiental da Sedam é responsável por licenciar atividades produtivas da indústria, comércio, agricultura e pecuária e possui demanda de cerca de 15 mil processos a receberem licenças. ‘‘Há essa preocupação de regularizar a situação não só dos resíduos sólidos, mas de tudo aquilo que envolve a questão ambiental seja da proteção de áreas de conservação ou combate ao desmatamento’’, afirma o secretário.

NOVOS POLOS DE ATERROS SANITÁRIOS

Na ocasião, o Cimcero também solicitou a Sedam que faça uma vistoria em três áreas onde serão construídas aterros sanitários para certificar que não há impedimentos ambientais. Os polos serão construídos no cone sul, na região Ouro Preto e Cacoal. ‘‘O consórcio está estudando novas áreas para instalação de aterros sanitários e a Sedam vai fazer uma parceria para verificar as possibilidades de implantação nesses locais’’, afirma o secretário.

Autor / Fonte: Vanessa Farias/Secom

Comentários

Leia Também