Seis municípios ainda não registraram número de vacinas à Agevisa

Seis municípios ainda não registraram número de vacinas à Agevisa

Seis municípios de Rondônia ainda não informaram, à Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa-RO), o número de vacinas distribuídas nos postos de saúde à população.

Segundo o coordenador estadual de imunização da Agevisa, Ivo Barbosa, a falta de informação sobre o número de vacinas distribuídas é um problema grave que pode resultar em ações e gastos desnecessários ao Estado.

No início desta semana, dos 52 municípios, 19 ainda não tinham atualizado o sistema de controle de vacinações. “Ligamos para as secretarias municipais de saúde e pedimos que informassem as doses aplicadas no sistema. Hoje (sexta-feira), apenas seis ainda estão pendentes”, explicou Ivo Barbosa. Segundo ele, os dados orientam a Agevisa no acompanhamento do crescimento da cobertura vacinal.

Ainda segundo o coordenador de imunização, os municípios têm até este sábado para alimentar o sistema. “A campanha, em Rondônia, foi antecipada à nacional. Neste sábado é o último dia para os pais imunizarem seus filhos”, afirmou, acrescentando que o público-alvo da vacinação são crianças de 1 a 4 anos.

“Se o sistema não for alimentado adequadamente, entende-se que aquele município está suscetível a epidemias de poliomielite e sarampo”, explicou. Sobre a falta de informação no sistema da Agevisa, Ivo Barbosa explica que, como a demanda nas salas de vacinas está muito grande, falta pessoal nos municípios para inserir os dados no sistema.

Autor / Fonte: Toni Francis, G1 RO, Porto Velho

Comentários

Leia Também