Sejus realiza demolição de antigo presídio em Ariquemes após ser acionada na Justiça de Rondônia

Sejus realiza demolição de antigo presídio em Ariquemes após ser acionada na Justiça de Rondônia

Após ser acionada na Justiça pelo Ministério Público de Rondônia(MP-RO), a Secretaria do Estado de Justiça (Sejus) realizou nesta semana a demolição e limpeza dos escombros da antiga estrutura da Casa de Detenção de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari.

A unidade prisional foi desativada em agosto de 2017, após a inauguração do atual Centro de Ressocialização. Desde então, a estrutura gerava insegurança aos agentes penitenciários do presídio feminino e da Casa do Albergado, onde funciona o regime semiaberto, que ficam anexos ao local.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia (Singeperon), suspeitos aproveitavam do abandono da estrutura para arremessar drogas e celulares para dentro da Casa do Albergado. Os materiais ilícitos chegaram a ser apreendidos pelos agentes em diversas ocasiões.

Após a denúncia dos agentes penitenciários, a promotoria de Justiça de Ariquemes informou que realizou várias reuniões com o governo e a Sejus para resolver a situação do antigo presídio.

Por conta da demora em efetuar o serviço, o MP chegou a acionar a Justiça para que as medidas fossem adotadas.

“A limpeza desses escombros servirá para a regulação do funcionamento do estabelecimento onde os presos cumprem as penas em regime semiaberto. Precisamos realmente melhorar essa estrutura para que o sistema prisional consiga funcionar”, disse a promotora Joice Mota Azevedo.

Desde a última sexta-feira (17), maquinários e servidores do Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia (DER) trabalham no local para efetuar a demolição e limpeza do entulho.

Uso do espaço vazio pela Sejus

Por meio de nota, a Sejus divulgou ao G1 que a utilização do espaço onde funcionava o presídio passará por uma análise, para então, ser discutido um projeto a ser efetuado.

Mas a previsão da secretaria, é de que a área seja aproveitada para a execução de projetos voltados à ressocialização dos detentos que cumprem pena no regime semiaberto.

Autor / Fonte: Jeferson Carlos, G1 Ariquemes e Vale do Jamari

Comentários

Leia Também