Semed promove 3º encontro das famílias de alunos com Síndrome de Down

Semed promove 3º encontro das famílias de alunos com Síndrome de Down

Alusivo ao dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado sempre em 21 de Março, uma referência ao cromossomo 21 que caracteriza a condição, a terceira edição do encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), no espaço de Festa Infantil Anarkids, localizado no setor 03, em Ariquemes, e contou com a presença do prefeito Thiago Flores, do vereador Joel Martins (DEM) e da Secretária da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus. Com o Tema “Ninguém fica para Trás”, o objetivo, de acordo com a Coordenadora da Equipe de Educação Inclusiva da SEMED, Maria Geralda, foi dar mais um passo na desmistificação da ideia de que a pessoa com síndrome de Down não tem capacidades. Para isso, além de diversas atividades recreativas, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) ainda ofereceu um café da manhã especial aos familiares dos alunos com Down, matriculados na rede.  “Nós promovemos a interação entre as famílias de maneira a conhecerem as diferentes realidades de cada uma, numa troca de experiências.” Disse Maria Geralda.

A servidora pública, Patrícia Cassia Bolzon, mãe do Davi Lucca, de 4 anos, participou  do evento e considera que estas promoções são extremamente importantes para a formação social das crianças. “Porque, infelizmente, a inclusão não acontece sempre. Então, estamos trabalhando para que os outros enxerguem que as crianças com síndrome de Down também fazem parte da sociedade e devem ser tratadas com igualdade.” Afirmou.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Coordenadora da Equipe Educação Inclusiva da SEMED, Maria Geralda, explica que   a atuação do Departamento consiste em ações que garantam o acesso e a permanência do aluno com deficiência no ensino regular. Para isso, os trabalhos ocorrem de forma articulada com as escolas, através da equipe da sala de recursos, que faz o atendimento educacional especializado, bem como dá suporte e apoio pedagógico ao professor do ensino comum. “O professor recebe formações referentes ao público-alvo da educação especial, fazendo atendimento específico com aluno, os pais/ responsáveis, e o professor.” Disse Maria Geralda.

CUIDADOR

Maria Geralda ainda explica que quando um aluno com deficiência é matriculado, a equipe verifica de perto a necessidade do educando quanto a um cuidador para auxiliar na locomoção, alimentação, higiene, contenção de agressividade, além de estimular o aluno a realizar as atividades escolares.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura

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