Alusivo ao dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado sempre em 21 de Março, uma referência ao cromossomo 21 que caracteriza a condição, a terceira edição do encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), no espaço de Festa Infantil Anarkids, localizado no setor 03, em Ariquemes, e contou com a presença do prefeito Thiago Flores, do vereador Joel Martins (DEM) e da Secretária da SEMED, Cleuzeni Maria de Jesus. Com o Tema “Ninguém fica para Trás”, o objetivo, de acordo com a Coordenadora da Equipe de Educação Inclusiva da SEMED, Maria Geralda, foi dar mais um passo na desmistificação da ideia de que a pessoa com síndrome de Down não tem capacidades. Para isso, além de diversas atividades recreativas, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) ainda ofereceu um café da manhã especial aos familiares dos alunos com Down, matriculados na rede. “Nós promovemos a interação entre as famílias de maneira a conhecerem as diferentes realidades de cada uma, numa troca de experiências.” Disse Maria Geralda.
A servidora pública, Patrícia Cassia Bolzon, mãe do Davi Lucca, de 4 anos, participou do evento e considera que estas promoções são extremamente importantes para a formação social das crianças. “Porque, infelizmente, a inclusão não acontece sempre. Então, estamos trabalhando para que os outros enxerguem que as crianças com síndrome de Down também fazem parte da sociedade e devem ser tratadas com igualdade.” Afirmou.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Coordenadora da Equipe Educação Inclusiva da SEMED, Maria Geralda, explica que a atuação do Departamento consiste em ações que garantam o acesso e a permanência do aluno com deficiência no ensino regular. Para isso, os trabalhos ocorrem de forma articulada com as escolas, através da equipe da sala de recursos, que faz o atendimento educacional especializado, bem como dá suporte e apoio pedagógico ao professor do ensino comum. “O professor recebe formações referentes ao público-alvo da educação especial, fazendo atendimento específico com aluno, os pais/ responsáveis, e o professor.” Disse Maria Geralda.
CUIDADOR
Maria Geralda ainda explica que quando um aluno com deficiência é matriculado, a equipe verifica de perto a necessidade do educando quanto a um cuidador para auxiliar na locomoção, alimentação, higiene, contenção de agressividade, além de estimular o aluno a realizar as atividades escolares.
Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura
Comentários