Serviço de emissão de RG em Urupá agora é realizado na sede da prefeitura

Serviço de emissão de RG em Urupá agora é realizado na sede da prefeitura

Ocorreu esta semana a inauguração de uma sala dentro da sede da prefeitura do município de Urupá para emissão da carteira de identidade (RG), no ato festivo contou com a presença do prefeito Célio Lang (PP), diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal da Polícia Civil (IICC) Júlio André Kasper, vereadores, secretários municipais e servidores da Polícia Civil. 

A primeira emissão do documento é gratuita, já a segunda via custa R$ 97,81. Idosos acima de 60 anos e quem teve o RG furtado ou roubado estão isentos da taxa (desde que tenha em mãos a cópia do registo de ocorrência policial comunicando o fato). Para a emissão do RG, é necessário apresentar os seguintes documentos originais: certidão de nascimento (acompanhada de cópia), dias fotos 3x4, certidão de casamento (ou de casamento com averbação de divórcio, se for o caso), e comprovante de residência atualizado.

Toda pessoa pode tirar o documento de identidade. Quem possui de um até 15 anos de idade incompletos, deve estar assistido pelo responsável legal, devidamente documentado. Nesse caso, a pessoa assina um termo de responsabilidade no ato da solicitação. A carteira de identidade de pessoas menores de idade substitui a certidão de nascimento. Já quem possui a partir de 16 anos pode solicitar, sozinho, o documento de identidade, basta apresentar os documentos necessários.

Este tipo de ação social só foi possível ser implantado em razão do convênio celebrado entre Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Civil e a prefeitura municipal por meio do prefeito Célio Lang que esteve a frente de todo o processo para que este serviço fosse disponibilizado para os munícipes.

De acordo o diretor do IICC Júlio André, o período de chegada do documento até a mão do titular vai demorar cerca de três meses, porque a finalização da confecção da identidade é feita em Porto Velho pelo IICC. Segundo ele, o processo é manual e demanda tempo, mas a previsão é que a partir do próximo semestre o cadastramento seja digitalizado e o processo ganhe celeridade.

"O cadastramento do cidadão permanecerá pela prefeitura, porém demorará um pouco até que o RG chegue, tendo em vista que a individualidade do cidadão permanecerá com a Polícia Civil, a quem é de direito. Temos um planejamento para melhorar e acelerar o atendimento, ainda neste ano", finaliza.

O processo de emissão de cédulas de identidade é realizado em várias etapas, de forma minuciosa. O treinamento com o servidor municipal feito na sede do IICC em Porto Velho, focou especialmente na triagem; reconhecimento de documentos originais; identificação de documentos falsos e verdadeiros; o correto preenchimento dos formulários; coleta e leitura de impressões digitais. Este tipo de procedimento já se faz em pelo menos 20 municípios rondoniense.

Durante a sua fala o prefeito Célio Lang disse que a inauguração da sala para emissão do documento de identificação (RG) representa a busca do seu governo da cidadania do povo do município de Urupá com uma ação social de grande valia. O alcaide pontuou que o apoio do governador do Estado Confúcio Moura vem dando ao município de Urupá é digno de reconhecimento o que prova ser um governo municipalista que não olha cor partidária e a sala de emissão da RG vem provar tudo isso, na oportunidade Célio agradeceu ao diretor do IICC Júlio André e demais servidores da Polícia Civil que em muito tem contribuído com o município através das ações de combate ao crime e dando desta forma a esperada segurança pública. “Esta parceria com o governo do Estado é uma das inúmeras que certamente a minha administração fará e quem ganha com isso é a nossa gente que tem ações verdadeiras em prol de todos”, asseverou o chefe do Poder Executivo municipal. Os atendimentos são realizados das 8h às 14h no próprio prédio.

Autor / Fonte: Alexandre Araújo/Secom

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