Sucessão ao governo do Estado movimenta a política; Maurão, Cassol e Acir querem o cargo de Confúcio; Expedito é forte, mas para o Senado

 2018 – A experiência política do ex-senador Expedito Júnior, presidente do diretório regional do PSDB abriu a ele um bom espaço na mídia estadual, esta semana, após uma notícia do jornal “Folha do Sul”, de Vilhena sobre uma possível parceria com o senador Ivo Cassol, do PP, nas eleições do próximo ano. Júnior não negou, mas afirmou que os membros do partido estão mantendo contatos com outras siglas partidárias visando2018. Citou até nomes, como do senador Valdir Raupp, que comanda o PMDB no Estado e deverá buscar a reeleição e do senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT e pré-candidato à sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB).

Pré-candidatos – As eleições gerais do próximo ano, de presidente da República a deputado estadual prometem ser acirradas em Rondônia. Confúcio está no segundo mandato e deverá disputar o Senado ou a Câmara Federal; o senador Raupp a reeleição, Acir o governo do Estado o mesmo ocorrendo com o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, do PMDB, pré ao governo. Ainda há o senador Cassol, que sonha voltar a governar o Estado, que administrou em dois mandatos seguidos. O PCdoB já lançou pré-candidatos ao governo do Estado, advogado Jackson Chediak e ao Senado, professor Francisco Pantera.

Parcerias – Cassol está inelegível e dificilmente terá condições legais, para disputar qualquer cargo eleitoral em 2018. Se conseguir sair da inelegibilidade não há dúvida que será um forte candidato ao governo, difícil de ser batido. Sem ele a disputa ficará entre Maurão e Acir, dois pré-candidatos com potencial de sucesso, pelo menos, por enquanto. Expedito caso opte pelo Senado dificilmente deixará de ocupar uma das duas vagas, mas se a opção pelo governo terá dificuldades, pois ainda há muitas arestas a serem aparadas da campanha de 2014, quando foi derrotado no primeiro e no segundo turno por Confúcio Moura.

Pré – O ex-deputado estadual Valdivino Tucura, de Cacoal estará participando da campanha política do próximo ano. Ele quer retornar à Assembleia Legislativa, onde desenvolveu um trabalho dos mais eficientes em favor da população com destaque para a região polarizada por Cacoal, onde é o seu domicílio eleitoral. Tucura somou mais de 8 mil votos nas eleições de 2014, mas não se reelegeu, pelo PRP, devido à legenda. Na Ale tem deputados eleitos com pouco mais de 5 mil votos. Valdivino Tucura disse que está se preparando e que é pré-candidato a deputado estadual em 2018.

Combustível – Oportuna e necessária a intervenção do juiz substituto Roberto Borelli da 4ª vara Federal de Brasília, que suspendeu hoje (25) o decreto de o presidente Michel Temer (PMDB), que aumentou o PIS/Cofins sobre gasolina e etanol. A suspensão vale para todo o Brasil e corrige, pelo menos por enquanto, um “tiro no pé” do presidente Temer, que atinge diretamente a todos os segmentos econômicos do país. A cobrança desenfreada de impostos e tributos é uma prática comum no Brasil com sérios prejuízos para os bolsos da população.

Respigo

Às partir da 19h de hoje (25) acontece a solenidade de abertura dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), fase regional, etapa metropolitana, no Ginásio de Esportes Cláudio Coutinho, na capital. Atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, natação, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futebol, futsal, voleibol e voleibol de praia são as modalidades em disputa +++ Os Joer já foram responsáveis pela força do esporte amador em Rondônia. Hoje se encontra abandonado, mas há expectativa que os jogos venham a ser novamente, o cerne do esporte amador do Estado +++ O advogado Walter Silvano, assessor do deputado estadual Adelino Follador (DEM-Ariquemes) vem trabalhando firme o seu nome para a Assembleia Legislativa nas eleições de 2018. Pessoa com ótimo trânsito nos mais diversos segmentos Waltão é um dos nomes fortes para ocupar uma das 24 vagas na Ale a partir de 2019 +++ Esta semana a Ale está com o atendimento suspenso ao público devido ao recesso parlamentar. A partir da próxima terça-feira (1º) tudo volta à rotina, inclusive com a primeira sessão ordinária do segundo semestre a partir das 15h.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também