TFD e SISREG passam a funcionar no antigo prédio do INCRA

TFD e SISREG passam a funcionar no antigo prédio do INCRA

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG), da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, passa a ser realizado no antigo prédio do INCRA, localizado na avenida Capitão Silvio Gonçalves de Farias, próximo à 7ª Ciretran.

Anteriormente, essa assistência ao público era realizada na rua Olavo Bilac, na esquina com a avenida Daniel Comboni, bairro União. Mas, devido à contenção de despesa por parte da administração municipal, foi transferida para um prédio público no bairro Incra.

O trabalho, realizado por cerca de 10 servidores que têm a frente o coordenador do TFD e SISREG, Flávio Farias, vem desenvolvendo inúmeras ações como o agendamento de consultas e exames, transporte de pacientes a várias cidades do estado e até mesmo a montagem de processos para aquisição de cadeiras de rodas.

Transporte de pacientes 

O município disponibiliza um micro-ônibus, com capacidade para 28 pessoas, para realizar o transporte de pacientes até Porto Velho nas segundas, quartas e sextas-feiras, com saída a partir de 01h. Caso haja necessidade, o coletivo pode se deslocar mais vezes à capital, e também a outras cidades, dependendo da demanda de pacientes e da disponibilidade do veículo.

Agendamento

É um sistema criado pelo Governo Federal, utilizado pela Secretaria de Saúde municipal, onde a equipe recebe do paciente os encaminhamentos médicos para consultas, exames e até mesmo cirurgias e o cadastra no SISREG. A partir daí, cada encaminhamento é analisado por médicos especialistas do Estado que irão lançar no SISREG o local onde o paciente irá receber o atendimento (Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena). Quanto à data, dependerá da demanda.

De acordo com Flávio, os exames mais procurados pelos usuários do SUS em Ouro Preto do Oeste são a ressonância magnética (RM) e a tomografia computadorizada (TC). Quanto à consulta, o neurocirurgião é o mais requisitado.

Cadeiras de rodas e bolsas de colostomia

Também são montados processos para aquisição de cadeiras de rodas e bolsas de colostomia pelo SUS. Em todos esses casos e nos de encaminhamentos, o coordenador orienta as pessoas a levarem o pedido médico/encaminhamento, cartão do SUS, comprovante de residência, RG, CPF e, no caso de menores, a certidão de nascimento.

Atendimento

O horário de expediente é das 07h30 às 13h30. Em caso de dúvidas, ligue para o número (69) 3461-1797.

 

Autor / Fonte: GAZETA CENTRAL

Comentários

Leia Também